31 out

Como um playground pode ser útil para o desenvolvimento infantil?

Brincar vai muito além de se divertir! Na hora da brincadeira a criança está estimulando aprendizados pedagógicos, motores e sociais. Ela aprende a tomar decisões, explorar, expressar-se, resolver problemas, negociar e passar por situações que são relevantes e significativas para ela. Um bom exemplo disso para colocar isso em prática são os playgrounds. Mas, afinal, como um playground pode ser útil para o desenvolvimento infantil?

Geralmente a hora de brincar no playground é um momento de descontração e união das crianças – elas estão em um mesmo ambiente e a interação é quase que natural. Esse é um bom momento para você analisar o desenvolvimento emocional e social da criança, se ela se envolve nas brincadeiras, se interage bem e se sente à vontade com novos colegas.

Muitas famílias diminuíram a frequência de realizar atividades físicas e, automaticamente, as crianças também. Brincar no playground faz muito bem para o desenvolvimento físico dos pequenos, estimulando-os a praticar exercícios e deixar o sedentarismo infantil de lado.

Cada brinquedo acaba estimulando habilidades diferentes nas crianças, por exemplo: o gira-gira estimula a percepção de equilíbrio; o trepa-trepa estimula a coordenação motora e a autoconfiança; as gangorras e balanços estimulam a noção de tempo e velocidade.

Sem contar que grande parte dos playgrounds permitem a convivência com a natureza, o que também faz muito bem para as crianças. Como já abordamos em um outro momento, a importância do contato com a natureza.

Outro fator benéfico de brincar em playgrounds é o estímulo à criatividade, além dos brinquedos convencionais podemos adicionar outras brincadeiras neste mesmo ambiente – como jogos e brincadeiras. E isso favorece o desenvolvimento cognitivo e linear das crianças.

Essa relação com as brincadeiras pode começar com passeios no parque ou no play do condomínio e também na escola. Gostou desse conteúdo? Siga-nos no Facebook e Instagram e não perca nossas novidades!

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades