Notícias

Notícias / Playground para Condomínios /

Montando a área de lazer do prédio: dicas para acertar na compra dos brinquedos para as crianças

Uma área de lazer segura e bem equipada para as crianças, é um dos pontos decisivos na escolha da família por um condomínio. Muitas vezes o ambiente de um prédio não tem condições saudáveis para o desenvolvimento dos pequenos, pois os impede de gastar energia, praticar atividades físicas e interagir com outras crianças.

O investimento em um local apropriado para o lazer é um bem estar para toda a comunidade do condomínio e ainda valoriza o apartamento para uma futura venda. Além disso, uma área de lazer adequada impede que as crianças brinquem em locais perigosos e impróprios. 

Dentre os itens que você pode instalar na área de lazer, os mais procurados são os playgrounds. Porém é imprescindível ter em mente alguns pontos chave na hora de escolher os brinquedos que você confere logo abaixo:

---

Dica 1 - ADQUIRA SOMENTE BRINQUEDOS REGULAMENTADOS

Em primeiro lugar e mais importante é que os brinquedos devem ser fabricados e instalados de acordo com as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Neste artigo falamos dos riscos de comprar um playground não regulamentado.

Dica 2 - VERIFIQUE A ÁREA DISPONÍVEL

Ao decidir por instalar um parquinho é preciso verificar a área onde o mesmo será instalado. O ideal é que o playground fique em uma área exposta ao sol e deve ter ao menos 1,80m de área livre para circulação. Também é preciso estar atento ao chão onde os brinquedos serão instalados, verifique se há possíveis obstáculos, como raízes de árvore, piso rachado, pedras, degraus e elevações no piso. O ideal é instalar um piso adequado para a área. Saiba mais informações sobre o piso ideal neste artigo.

Dica 3 - FAÇA A MANUTENÇÃO FREQUENTE

Manutenção é sinônimo de segurança. Verifique com o fornecedor do playground os serviços de manutenção oferecidos pela empresa. É importante manter um histórico das manutenções e inspeções prestadas, não só como prevenção, mas como forma de provar a adequação dos brinquedos se ocorrer qualquer acidente. Já o síndico e os pais condôminos que levam seus filhos ao parque devem constantemente verificar se há ferrugem, parafusos expostos, se os brinquedos estão bem fixos, se existem farpas expostas, entre outros itens visíveis ao público leigo.

Dica 4 - DETERMINE REGRAS DE USO

Após tudo pronto, instalado e verificado crie um documento determinando as regras de uso da área de lazer, bem como de cada brinquedo. Estas regras deverão ser afixadas no local e informadas a todos os condôminos. Siga todas as recomendações acima e não esqueça do mais importante: nenhuma criança deve utilizar o playground sem a supervisão de um adulto.

---

Viu só como a área de lazer pode ser divertida, segura e educativa? Esperamos que nossas dicas ajudem você a escolher o parquinho ideal para a área de lazer do seu condomínio. Dê uma olhada no nosso catálogo de brinquedos, fale com um de nossos especialistas e garanta a diversão da criançada.

Facilidade de Compra: Qualidade garantida:

Agência Digital WEBI