21 jun

Você sabe quais são os objetivos e benefícios da brinquedoteca?

No último post vimos que a brinquedoteca é um espaço de compartilhamento e de livre uso de brinquedos por seus visitantes. Proposta, que a primeira vista, parece apenas estimular a troca de brinquedos. Mas a missão da brinquedoteca vai muito além. 
 
O trabalho desenvolvido pela brinquedoteca influencia de tantas formas no desenvolvimento da criança, que não existe apenas um propósito e vantagem.
 
Vamos elencar alguns dos objetivos e benefícios da brinquedoteca:

 – Diferente de algumas atividades, o espaço da brinquedoteca oferece a oportunidade de brincar sem cobrança de desempenho, esse que por muitas vezes acaba por pressionar e desestimular a criança.
 Déficit de atenção é um transtorno cada vez  mais comum em crianças. Com a utilização do espaço da brinquedoteca é possível estimular a criança a desenvolver a capacidade de atenção e concentração e da construção de uma vida interior rica para evitar esse e outros problemas no futuro.
 Equilíbrio emocional é outro aspecto a ser trabalhado na infância. A Brinquedoteca impulsiona a operatividade da criança, para que ela saiba como lidar com sentimentos e emoções.
 No espaço da brinquedoteca a criança tem total liberdade para explorar suas potencialidades, descobrir talentos e as atividades em que têm mais aptidão.
 A brinquedoteca proporciona liberdade para que a criança possa explorar o lúdico e mergulhar em sua imaginação. Isso auxilia na expressão da criatividade e alimenta a inteligência.
 Brincar auxilia o desenvolvimento da criança, assim como suas ferramentas: os brinquedos. O brinquedo é objeto de transformação na infância e a brinquedoteca ensina a incentivar a valoriazação do mesmo como atividade promotora do desenvolvimento intelectual e social.
 Estar no espaço da brinquedoteca valoriza os sentimentos afetivos e cultiva a sensibilidade por meio do contato com o próximo, na divisão de um brinquedo ou na participação conjunta em uma atividade.
 Em um ambiente formado pelo coletivo é necessário aprender a respeitar o próximo, a competir, a participar e a cooperar. A brinquedoteca fornece essa oportunidade e proporciona também, criar inúmeras experiências por meio do convívio coletivo.
 Com todos esses conhecimentos adquiridos no espaço da brinquedoteca, ainda é possível enriquecer o relacionamento familiar e torná-lo mais sadio e proveitoso.

Todos os objetivos elencados nos mostram que a brinquedoteca é excelente auxiliar no desenvolvimento infantil. E para além da brincadeira, a brinquedoteca ensina valores e constrói cidadãos conscientes de seus deveres e responsabilidades. Permite ainda que a criança se envolva com mais motivação nas atividades que desempenha.
 

 

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades