Brincar é o passatempo preferido de qualquer criança. E, além de divertir os pequenos, esta atividade também faz bem e é fundamental no desenvolvimento saudável. Com o passar dos anos, diferentes brinquedos foram criados para auxiliar crianças de todas as idades em suas brincadeiras. Porém, somente os melhores foram significativos o suficiente para ganhar o título de brinquedos que marcaram época.
Brinquedos que marcaram época são aqueles que foram capazes de transcender gerações, passando de pais para filhos e divertindo todos da mesma maneira. São aqueles que unem pais e filhos em uma mesma brincadeira, fazendo com que os pais lembrem de sua época e os filhos vivam a sua. E, acima de tudo, brinquedos que marcaram época são aqueles que ficaram em nossas memórias, e que para sempre terão um espaço nelas.
Neste texto especial (e nostálgico) que a Brubrinq trouxe para você hoje, nós iremos listar e relembrar 5 brinquedos que marcaram época e transcenderam gerações, sendo diversão tanto para você quanto para seus filhos. Quem sabe daqui a um tempo esses brinquedos não farão parte também das próximas gerações? Continue a leitura abaixo e tenha boas memórias conosco!
5 brinquedos que marcaram época
1. LEGO
Produzindo linhas de brinquedos desde 1934, a LEGO é uma das primeiras marcas que nos vêm à mente quando falamos em brincadeiras. Afinal, quem não se lembra de pisar em uma pecinha minúscula e ficar morrendo de dor no pé?! As peças encaixáveis permitem a construção de edifícios, bonecos e qualquer outro formato que a imaginação permitir.
Com o sucesso estrondoso da marca e de suas linhas ao longo das décadas, cada vez mais opções foram sendo criadas, sendo que hoje podemos ver parcerias com outros nomes de sucesso, incluindo Star Wars, Harry Potter e Mickey Mouse.
2. Barbie
Que menina nunca brincou de Barbie? A icônica boneca, idealizada pela então presidente da Mattel Ruth Handler, foi criada em 1959, mudando a história e a infância de diversas pessoas desde então. Além da própria boneca, muitas de suas linhas incluíam veículos, instalações e roupas temáticas.
Para se ter uma ideia do tamanho do fenômeno Barbie, a boneca já ganhou, além de muitas linhas e coleções, um número considerável de desenhos animados, jogos eletrônicos e até mais de 30 filmes. Após mais de 50 anos da criação da boneca, a Mattel ainda a considera o maior sucesso da marca.
3. Ioiô
Quando falamos em transcender gerações, ninguém supera o ioiô. Estima-se que o mais antigo já encontrado data do ano 500 a.C. Contudo, a popularização do brinquedo ocorreu apenas após a década de 1930, quando ele foi levado para os Estados Unidos. Por aqui, ele começou a surgir nos anos de 1980, e continua sendo popular até os dias de hoje.
Além dos campeonatos nacionais organizados pela Associação Brasileira de Ioiô, diversas competições regionais surgem de vez em quando, o que mostra que a febre do ioiô sempre volta.
4. Banco Imobiliário
Foto: reprodução.
Aqui temos provavelmente o mais clássico dos grandes jogos de tabuleiro. Não à toa, ele é o brinquedo mais vendido da história aqui no Brasil, com mais de 30 milhões de unidades, segundo reportagem da Abril. Fabricado pela Estrela, o jogo está disponível desde o ano de 1944.
O objetivo do jogo é comprar todas as propriedades do tabuleiro, sendo o vencedor aquele que não for à falência.
5. Autorama
Foto: reprodução.
Enquanto muitas meninas estavam brincando com suas Barbies, os meninos estavam com os autoramas. O brinquedo, o qual consiste em uma pista circular e carrinhos de controle remoto, teve sua versão brasileira mais popular fabricada também pela Estrela.
Assim como o ioiô, o autorama também já foi responsável por uma quantidade considerável de competições por todo o país.
Qualquer um desses brinquedos que marcaram época é garantia de diversão em família. Gostou do texto? Veja mais conteúdos como este seguindo a Brubrinq no Facebook e no Instagram!