Organizar o playground infantil do seu prédio pode ser uma tarefa difícil. O parquinho é a área predileta para as crianças, não tenha dúvida, por isso eles podem passar horas em meio aos brinquedos – ou nas caixas de areia – de modo que, é um um local que demanda muita atenção. Brinquedos defeituosos, sem manutenção ou mal conservados, podem gerar acidentes e acabar machucando os pequenos. Apesar de tudo, não adiantar colocar toda a culpa no síndico, já que o playground infantil é de todos.
Confira a seguir dicas de como organizar o playground infantil do seu prédio. Boa leitura!
Dicas de como organizar o playground infantil do prédio
Já que o parquinho é um ambiente que vem da colaboração mútua dos moradores do condomínio, é necessário estabelecer regras para utilização do mesmo. Limitar o acesso à caixa de areia e não deixar a criança se alimentar nas imediações do playground já é de grande ajuda, pois evita o acúmulo de sujeira no entorno.
Ninguém quer ver seu filho brincando no meio da sujeira que outra criança fez, portanto além de colaborar é importante fiscalizar, lixo acumulado é sinônimo de doenças e ainda por cima atrai diversos tipos de animais.
É interessante que seja decidido em comum acordo entre os moradores os horários de uso, de modo que você saberá quando deverá cobrir a caixa de areia assim como fazer rápidas inspeções e eventuais limpezas quando necessário. Claro, essas normas de utilização devem ficar disponibilizadas em um local bem visível.
Os cuidados com o playground também devem ficar registrados em uma lista de tarefas, como por exemplo, a inspeção dos brinquedos: conferir se há parafusos soltos, a existência de ferrugem em brinquedos com alguma estrutura metálica, partes com tinta soltando. Além de contribuir para a segurança das crianças, permite uma maior durabilidade dos brinquedos.
Falando nisso, a durabilidade dos brinquedos varia conforme o material: os de plástico devem durar, em média, três anos, já os de plástico com estrutura metálica são mais resistentes, duram entre 15 e 20 anos. Lembrando que, ao cuidar dos brinquedos eles terão vida útil maior, o que gera economia para o condomínio. Não esquecendo que existe a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABTN) que regulariza a Norma 14350 (parte 2) que estabelece que o parquinho deve possuir um livro de inspeção para registro de inspeções, diárias, semanais e mensais.
Caso tenha qualquer dúvida, conte sempre com a Brubrinq na hora de orçar seu futuro parquinho e de como organizar o playground infantil. E se você quer receber mais conteúdos como esse, nos siga no Facebook e Instagram!