Uma prática cada vez mais restrita nos dias de hoje, a brincar ao ar livre não é apenas conversa de pais saudosistas e, sim, é muito importante para o desenvolvimento da criança.
Além dos estímulos à imaginação e socialização, esse tempo em contato mais próximo com a natureza contribui muito também com a saúde, fortalecendo o sistema imunológico e auxiliando no combate a obesidade.
Como brincar ao ar livre é benéfico
Sistema imunológico
Ao entrar em contato com a grama, areia, plantas, a criança tem contato com microrganismos, vai fortalecendo seu sistema imunológico e criando maior resistência à infecções e doenças decorrentes.
Obesidade
Além da questão imunológica, a brincadeira ao ar livre é uma forte aliada no combate à obesidade. Crianças ativas, expostas e estimuladas às atividades em áreas abertas, gastam mais calorias, fortalecem músculos e conquistam uma condição física mais saudável.
Estímulo
Toda criança que gosta de brincar ao ar livre não adquiriu esse gosto sozinha, mas foi estimulada de alguma forma e acabou adquirindo isso. Cabe aos pais, familiares e responsáveis, estimularem e oferecerem oportunidades para que, desde cedo, essa criança tenha contato com as atividades ao ar livre.
Segundo a presidente do movimento Todos Pela Educação – e especialista na área -, Priscila Cruz, “uma criança livre para brincar estabelece as regras, inventa, fantasia, muda no meio do caminho.
Esse é o livre brincar, que desenvolve várias competências sócio emocionais e físicas”, explica a especialista em educação e presidente do movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz.
Plante esta semente em seu filho e nas crianças com as quais tem contato e contribua para novas gerações mais saudáveis física e mentalmente.
Gostou do post? Você pode se interessar também por este aqui: ‘5 brincadeiras antigas para divertir as novas gerações’. Nos siga no Facebook e Instagram para receber mais conteúdos como esse!