Brincar é uma das coisas mais saudáveis para qualquer criança. São com as brincadeiras que eles ganham independência, aprendem a lidar com o outro, a dividir, e além de tudo, a se divertirem. Mas algumas brincadeiras precisam ter o cuidado redobrado dos pais, principalmente quando falamos em brincadeiras em playgrounds.
Os brinquedos existentes nos playgrounds como, por exemplo, escorregadores, balanços, gangorra, gira-gira, são fundamentais para o desenvolvimento da criança, mas ao mesmo tempo, podem se tornar perigosos e, por isso, precisam de uma atenção especial.
De acordo com pesquisa recente, cerca de 88% dos acidentes em playgrounds acontecem por quedas dos brinquedos, principalmente devido a obstáculos. Os outros 12% são ocasionadas por colisões em escorregadores com superfícies inadequadas e com má manutenção, gerados por lascas de madeiras e parafusos soltos.
Portanto, os pais precisam ficar atentos e exigir manutenção frequente dos brinquedos e do local onde o playground está instalado. Para isso, você conta com o apoio das Normas da ABNT para playgrounds, criadas há algum tempo, mas que deixaram de ser facultativas e agora são obrigatórias.
Você sabe quais são as normas? A Brubrinq preparou para você as principais normas que devem ser obedecidas. Vamos ver quais são!
As roscas de parafusos devem ter acabamento de proteção para que não permaneçam cantos afiados. Porcas, pinos e parafusos devem ser resguardados contra afrouxamento com o uso. Os componentes não devem ter quaisquer cantos afiados ou agudos, ou protuberâncias em qualquer posição que representem perigo para uma criança.
As superfícies de todas as partes devem ser protegidas por revestimento ou impregnação superficial, os quais não devem conter substâncias prejudiciais à saúde. Antes da pintura, o ferro e o aço devem estar completamente limpos, secos e livres de resíduos que possam comprometer a durabilidade da pintura.
As partes de madeira dos playgrounds não devem conter preservastes tóxicos, como o pentaclorofenol ou seus sais.
As superfícies e cantos de madeira devem ter acabamento liso, livre de lascas, rebarbas ou farpas. Deve-se verificar se os mesmos não possuem bordas afiadas e pontas agudas.
Todas as superfícies destinadas a entrar em contato com os pés das crianças devem ser horizontais e uniformes. Pisos ou degraus devem ser espaçados por igual.
Os brinquedos devem estar separados por pelo menos 1,30m; e a norma da ABNT define os espaços, e condições dos equipamentos para que o mesmo garanta a segurança a seus usuários.
Qualquer defeito no brinquedo deve ser comunicado ao zelador ou ao corpo diretivo do condomínio e a interdição deverá ser imediata até a correção do problema.
Playgrounds de madeira precisam de autorização do IBAMA, para que a exploração de madeira não ocorra de forma ofensiva na natureza. Além disso, os fabricantes são obrigados a oferecerem garantias de até 12 meses após a instalação.
Sempre destaque com placas quais brinquedos são adequados para cada faixa etária e monitore o uso desse espaço. Crianças maiores em playgrounds para bebês, por exemplo, poderão danificar o equipamento. Em situações contrárias, o mau uso pode ocasionar alguma lesão desnecessária.
Quando o equipamento acaba de ser colocado em funcionamento, é essencial que seja inspecionado diariamente.
Gostou das dicas? Siga a Brubrinq no Facebook e fique por dentro de todas as novidades sobre playgrounds.