Conhecida por ser uma matéria difícil para muitas pessoas, a matemática é também uma das principais durante os anos de colégio. Junto com a Língua Portuguesa, é a disciplina de maior carga horária, o que revela muito sobre sua importância. Porém, ao mesmo tempo em que é tão relevante, ela pode ter um processo de aprendizado altamente complicado.
Quando este tipo de situação acontece, é necessário encontrar meios capazes de estimular todas as crianças. Afinal, números, operações básicas e necessidade de raciocínio lógico estão presentes no cotidiano de todos, ainda que em diferentes graus. Infelizmente, aqueles que não aprenderem a lidar com a matemática desde cedo podem ter dificuldades com situações banais para o resto da vida.
A boa notícia é que existe uma maneira eficiente de ensinar e entusiasmar praticamente qualquer criança: brincadeiras. Como já citamos, os números estão por todos os lugares, incluindo os momentos de lazer. Unir brincadeiras ao aprendizado matemático é o primeiro passo para aumentar o interesse e, consequentemente, o conhecimento.
Para isso, a melhor solução é usar a criatividade. Seja em sala de aula ou em casa, a aplicação de atividades diferentes – como jogos e outras brincadeiras – ajuda na criação de contextos mais interessantes para a criança. Isso faz com que o aprendizado deixe de ser um fardo, dando lugar ao interesse e à diversão.
Para te ajudar nessa missão de incentivar o seu filho a render mais com os números e suas operações, a Brubrinq trouxe o texto de hoje. Nele, nós iremos te apresentar 4 atividades e brincadeiras que promovem o aprendizado lúdico da matemática. Se você conhece e deseja auxiliar alguma criança que tenha este tipo de dificuldade, acompanhe as dicas abaixo!
Atividades para ajudar no aprendizado da matemática
Jogos de tabuleiro
Uns mais que outros, os jogos de tabuleiro possuem grande potencial de auxílio no aprendizado matemático. Enquanto a maioria deles ensina noções de sequência e contagem, outros mais específicos, como os famosos Banco Imobiliário e Monopoly, são ótimos com conceitos mais avançados envolvendo dinheiro e valores.
Blocos de construção
Voltando para o conhecimento mais elementar, a construção com blocos, sejam eles quais forem, exige aplicação de matemática básica, além de ajudar a desenvolver a consciência geométrica. Trabalhando tamanhos e formas, as crianças menores aprendem na prática e, através de tentativas e erros, são encorajadas a experimentar.
Sudoku
Para aqueles que já conhecem o jogo, é evidente a relação que ele tem com o exercício do raciocínio lógico. Para quem não conhece, é simples de entender. O objetivo do jogo é colocar números de 1 a 9, sem repeti-los em cada um dos quadrados vazios nas subgrades de 3×3 inseridas numa grande grade de 9×9. A colocação dos números deve seguir uma lógica, a qual deve ser deduzida de acordo com os números pré-inseridos.
Stop matemático
Provavelmente uma das brincadeiras mais divertidas de toda a lista, o stop matemático é uma variação do tão conhecido jogo de palavras. Uma pessoa de fora, pai ou professor, dependendo de onde a atividade for realizada, fala um número, da mesma maneira que no stop com a letra.
Então, cada participante realiza o mais rápido possível as operações pré-estabelecidas no começo da brincadeira, da mesma maneira que no stop com as categorias. Entenda melhor com o exemplo de tabela abaixo:
Com certeza, cada uma destas atividades será eficiente no auxílio do aprendizado matemático. Gostou do conteúdo de hoje? Para continuar acompanhando tudo sobre o universo infantil, siga a Brubrinq no Facebook e no Instagram!