Os playgrounds infantis estão ganhando cada vez mais espaço nos condomínios, escolas, creches, clínicas pediátricas, entre outros lugares, pois são ambientes especialmente criados para o entretenimento das crianças de uma forma segura e que permitem a tranquilidade dos pais enquanto realizam outras atividades.
Com um variedade de brinquedos é possível que as crianças desenvolvam características fundamentais no seu crescimento como a socialização, a criatividade, a descoberta de habilidades e a imaginação.
É por isso que um espaço tão importante precisa ser escolhido com muita atenção e, felizmente, o mercado oferece uma variedade de modelos de playgrounds infantis, sendo os principais madeira plástica, madeira e alumínio.
Sendo assim, as dúvidas entre os pais são inevitáveis: por qual modelo optar? Para ajudar na sua escolha, a Brubrinq preparou esse texto. Vamos explicar os prós e contras de cada playground infantil para você não errar na hora da compra. Confira abaixo!
Prós e contras dos modelos de playgrounds infantis
Playground de alumínio
Os playgrounds infantis de alumínio têm como características principais a leveza, flexibilidade e fácil manutenção. São fabricados com materiais que auxiliam na prevenção contra imprevistos que possam danificar o produto, como a pintura eletrostática resistente a corrosão e outros impactos dos parquinhos que ficam expostos ao sol, chuva e vento.
Vantagens:
– Durabilidade;
– Matéria prima-renovável;
– Sustentabilidade;
– Resistência;
Desvantagens:
– Facilidade em absorver calor, que pode causar queimaduras nas crianças;
– As tintas e outros produtos utilizados na sua pintura e manutenção podem prejudicar a saúde dos pequenos;
– Risco de ferrugem com mais rapidez.
Playground de madeira
Esse modelo de playground infantil é muito utilizado nos parques públicos e escolas, pelo seu custo-benefício e melhor acabamento, afinal, com a madeira as formas e formatos dos brinquedos podem ser diversificados.
Os playgrounds infantis de madeira são a oportunidade de deixar a criatividade e imaginação fluir para criar algo único, que dê charme e sofisticação ao ambiente e que garanta a diversão das crianças. Um espaço dedicado especialmente para o lazer dos pequenos.
Vantagens:
– Não esquentam quando expostos ao sol;
– Maior vida útil;
– Durabilidade;
– Estabilidade;
– Resistência;
– Custo-benefício.
Desvantagens:
– Riscos de farpas machucarem as crianças quando não há uma manutenção preventiva;
– Manutenção mais detalhista e rigorosa;
– Danos ocorrem com maior frequência;
Playground de madeira plástica
Há pouco tempo no mercado, os playgrounds infantis de madeira plástica são sinônimos de inovação, segurança, durabilidade e sustentabilidade. Produto novo que, além de divertir as crianças, têm a preocupação com meio ambiente.
Na sua fabricação são usados materiais sustentáveis como a madeira ecológica feita da união da fibra e serragem de madeira reciclada e termoplástico fundido. Como resultado, temos um produto semelhante a madeira tradicional, de alta qualidade, porém menos prejudicial à natureza.
Por ser o material mais vantajoso, aqui na Brubrinq todos os nossos playgrounds são feitos com o uso da madeira plástica.
Vantagens:
– Maior segurança;
– A manutenção não precisa ser frequente;
– Sustentabilidade;
– Impermeabilidade;
– Não absorve umidade;
– Resistência a fungos, corrosão e outros intempéries.
É importante ressaltar que para escolher qualquer um desses modelos é fundamental ter certeza que o fabricante segue todas as normas exigidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) durante a produção. Assim a brincadeira das crianças tem segurança garantida.
Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens de cada modelo de playgrounds infantis, que tal conhecer os produtos da Brubrinq? Somos uma empresa reconhecida no mercado e que há 21 anos produz playgrounds com selo de qualidade.
Siga nosso Facebook e Instagram e confira nosso catálogo de playgrounds de madeira plástica!