O sonho de todo pai ou mãe é fazer com que seu filho tenha uma alimentação saudável na infância. Isso porque, é durante a infância que construímos hábitos que irão para nossa vida adulta e comer bem é um hábito que traz diversos benefícios. Porém, incentivar as crianças a ter uma boa alimentação e se manter saudável pode ser difícil.
Por isso, no texto de hoje vamos te dar algumas dicas de como manter uma alimentação saudável na infância. Confira!
Dicas para uma alimentação saudável na infância
1. Prepare refeições divertidas
Crianças costumam evitar qualquer alimento ‘’esquisito’’. É sempre bom introduzir alimentos saudáveis de uma forma atrativa, para que ela sinta vontade de comer aquele alimento. E para isso, a criatividade deve rolar solta! Montar os pratos com rostos ou formatos de animais é uma boa opção.
2. Refeições nutritivas
Além de atrativo, a refeição deve ser, acima de tudo, nutritiva! Todas as principais refeições do dia, como o café da manhã, almoço e jantar, devem ser ricas em nutrientes. Assim também como as refeições intermediárias, como o lanche da tarde.
É importante incluir a maioria de nutrientes nas refeições, evitando alimentos industrializados. Invista em frutas, legumes, verduras e grãos para essas refeições.
3. Atente-se às proteínas
Além dos nutrientes, as proteínas também devem estar presentes nas refeições. As proteínas são essenciais para o funcionamento do nosso corpo, atuando em diversos processos importantes.
Os alimentos que possuem proteínas são as carnes magras, ovos e peixes. Além desses, as proteínas também estão presentes em leguminosas, como o feijão, e também em nozes e grãos.
4. Deixe a participar na escolha do cardápio
Para incentivar uma alimentação saudável na infância é preciso que a criança esteja incluída nas escolhas. Ter a ajuda da criança na hora de montar o prato incentiva ela a comer a sua criação. Essa também é uma boa oportunidade de ensiná-la sobre as funções e importância de cada alimento.
5. Doces
Ter uma alimentação saudável na infância não se resume apenas a frutas e legumes, os doces são uma parte importante desse processo! Para saciar a vontade de comer doces, algumas opções saudáveis são os iogurtes, frutas, mel e granola.
6. Incentivo ao exercício físico
Além de ter uma alimentação saudável na infância, é importante que a criança se movimente! Essa dica serve como um complemento para as dicas anteriores. A prática de exercícios físicos melhora o desenvolvimento da criança, assim como os alimentos.
Por isso, incentivar a criança a praticar algum esporte, ou simplesmente brincar no parquinho, já ajuda bastante na movimentação dela.
Importância de uma alimentação saudável na infância
É importante falar não somente da importância da alimentação, mas também da vida saudável no geral.
A criança ter uma vida saudável logo no início da vida, previne diversos problemas no futuro. Além de que ter um hábito de comer saudável e praticar exercícios é um hábito que irá além da infância.
Mas lembre-se que forçar essa mudança apenas vai fazer com que a criança se sinta pressionada, e consequentemente, menos apta à mudança.
Gostou das dicas? Esperamos que você coloque-as em prática! Para receber mais conteúdos como esse, nos siga no Facebook e Instagram!