A inclusão na escola é um tema que precisa ser levado a sério, devendo ser tratado com responsabilidade. É primordial que os alunos se sintam parte do ambiente e que a instituição de ensino seja um espaço acolhedor e inclusivo.
De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (nº 13.146/2015), escolas regulares, públicas ou particulares, não podem recusar a matrícula de alunos com deficiência. Além disso, não existe limite no número de alunos com essas condições por sala de aula.
Na prática, no dia a dia, para que esses direitos sejam garantidos, precisa haver fiscalização e apoio do poder público. Se essas regras não forem cumpridas, o estabelecimento de ensino pode ser denunciado à polícia, às autoridades do setor e à Justiça.
Diante disso, a ausência de inclusão na escola pode trazer sérias consequências para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Quer saber mais? Continue a leitura!
Dificuldade de adaptação
Um dos principais problemas causados pela falta de inclusão na escola, é a dificuldade que os alunos com deficiência vão ter para se adaptar ao espaço de ensino. Garantir acessibilidade a estrutura necessária para receber todos os perfis de jovens, permite que o local seja um espaço de convivência e respeito às diversidades.
Sem uma boa adaptação, mais dificuldades as crianças vão enfrentar durante o aprendizado e mais excluídas das atividades vão estar, o que pode gerar evasão escolar.
Exclusão da criança com deficiência das atividades de lazer
Momentos de recreação e brincadeiras fazem parte da vida escolar de todas as crianças, pois desenvolvem habilidades e garantem a socialização entre elas. Para os alunos com necessidades especiais, isso não é diferente.
Se o local não for adaptado para receber os diferentes perfis de alunos, com espaços de recreação inclusivos, por exemplo, a integração entre as crianças e adolescentes e o respeito às diferenças não são estimulados.
Uma área kids adaptada ou playground inclusivo são uma ótima solução para que todos façam parte dos momentos de diversão nas instituições de ensino.
Os brinquedos de um parquinho inclusivo são diversificados, portanto, também atuam no auxílio às atividades para estimulação dos alunos com mobilidade reduzida ou outra deficiência. Por isso é tão importante investir em playgrounds inclusivos nas escolas.
Ausência de inclusão na escola dificulta o aprendizado
A falta de inclusão dificulta o aprendizado de alunos com necessidades especiais, pois esses não terão as condições necessárias para o seu desenvolvimento pessoal e educacional.
A ausência de profissionais para apoio, de investimento em capacitação para esses profissionais e de readequação das instalações, incluindo a área de lazer, dificultam o processo de aprendizagem e a permanência de alunos especiais na instituição.
Como saber se, de fato, a escola é inclusiva?
Você já entendeu que a inclusão na escola é imprescindível, mas como saber se o ambiente tem mesmo essas características? Para isso, observe se:
– Toda pessoa tem o direito de acesso à educação;
– Toda pessoa aprende;
– O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular;
– O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos;
– A educação inclusiva diz respeito a todos.
Apesar do foco nas pessoas com deficiência, devido ao histórico de privação da participação desse público nas redes de ensino, o ideal é adotar políticas de diversidade que abranjam todas as crianças, sem exceção. Só assim, é possível a construção de uma educação mais justa e participativa.
Além de estar previsto em lei, a inclusão na escola permite que todos possam frequenta-lá igualmente, além disso, é uma questão de respeito às diferenças. Pensando nisso, a Brubrinq abraçou essa causa e é a primeira empresa a ter a certificação de playground inclusivo, contribuindo para que escolas, parques e condomínios estejam preparados para receber todos.
O que achou desse conteúdo? Acesse outros textos em nosso blog e nos acompanhe no Instagram e Facebook.