atividades no inverno

Atividades no inverno para crianças de todas as idades

A estação mais fria do ano exige roupas quentinhas e cuidados para se proteger das temperaturas amenas. De certo modo, isso diminui o ritmo de diversão das crianças ao ar livre. Porém, mesmo em dias frios, os pequenos conseguem aproveitar várias atividades no inverno, seja em ambientes internos ou externos. 

A Brubrinq separou várias ideias de brincadeiras no inverno para a criançada curtir nessa estação, seja na escola, no condomínio, no parque ou em qualquer outro lugar. Vamos conferir? Acompanhe!

Atividades no inverno para ambientes internos

É dentro de ambientes que as crianças vão conseguir aproveitar melhor o inverno, principalmente durante os dias mais frios ou chuvosos. Existem algumas alternativas interessantes, que já são bem conhecidas por pais, professores, babás e outros adultos. Veja abaixo:

Cabaninha

A cabaninha ou barraca é uma brincadeira super divertida e é muito simples de fazer, basta alguns lençóis, almofadas e cadeiras. É possível fazer no quarto da criança, na brinquedoteca ou até mesmo na sala de estar. 

Os pequenos adoram essa sensação de acampar dentro da própria casa. Uma boa ideia é estimular que a criança brinque de cabaninha à noite. Leve algumas lanternas e contar histórias emocionantes para tornar essa experiência ainda melhor!

Pintura em tela

A pintura é uma atividade no inverno super relaxante e prazerosa. Estimular as crianças a pintar é uma das melhores formas para expressar seus pensamentos e sentimentos. Compre telas brancas e tintas à guache ou a óleo. 

Deixe os pequenos pintarem livremente na tela, do jeito que acharem melhor. Ensine-os a explorar novas cores e texturas. Com certeza será uma ótima brincadeira!

Teatro de sombras

Essa é uma outra ideia de atividade no inverno que pode ser feita em qualquer lugar, especialmente em ambientes internos. Basta usar uma lanterna e personagens recortados em papel. 

As crianças podem fazer suas próprias peças teatrais e dar vida aos personagens através das sombras. Uma boa ideia é que os pais ou professores participem dessa brincadeira.

Caça ao tesouro

Muitos pais podem montar uma caça ao tesouro aos seus filhos dentro de casa. Coloque algumas pistas em quartos, salas, cozinhas e corredores para que as crianças possam encontrar prêmios, como novos brinquedos ou doces.

Playground

É muito comum ver playgrounds em áreas externas, mas há opções de playgrounds indoor. Essa alternativa é excelente para que as crianças continuem se divertindo e exercitando suas habilidades motoras mesmo durante o inverno e com conforto. 

Na Brubrinq, por exemplo, você pode encontrar opções de playgrounds de diferentes tamanhos e para várias idades. Os parquinhos são feitos com madeira plástica — material sustentável, altamente durável e resistente — e podem ser personalizados do jeito que você quiser. 

Atividades no inverno para ambientes externos

Também existem boas alternativas de brincadeiras no inverno ao ar livre para a criançada. Confira algumas ideias:

Passeio de bicicleta

Durante as temperaturas amenas, uma possibilidade é fazer passeios de bicicleta em família. Você deve escolher uma rota de 5km a 10km, que seja segura e agradável, para desfrutar da paisagem ao ar livre.

Todos devem usar capacetes de segurança e roupas térmicas para se protegerem do vento durante a pedalada.

Piquenique no parque

Que tal organizar um piquenique no parque com várias crianças? Combine com outros pais para levar lanches e bebidas quentes, como chocolate quente, para aquecer o coraçãozinho dos pequenos enquanto aproveitam a natureza ao redor.

Plantar

Essa é uma atividade no inverno diferente, mas super válida! Você pode incentivar o seu filho a colocar as mãos na terra e aprender a cultivar pequenas hortas ou jardins. 

É uma excelente oportunidade para que eles, desde pequenos, possam aprender sobre as diferentes estações do ano e como isso influencia no ciclo de crescimento das plantas.

Gostou das ideias de atividades no inverno? Por mais que os dias frios diminuam as brincadeiras dos pequenos, há várias outras alternativas para não deixar a diversão de lado. 
Então, que tal conferir mais dicas? Continue lendo mais conteúdos no blog da Brubrinq. Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *