Entrevista com Bruno Jeremias, diretor da Brubrinq Playgrounds que foi a pioneira no lançamento de parques inclusivos no Brasil.
Bruno Jeremias assumiu a Brubrinq Playgrounds em 2011, quando seu pai fundador da empresa decidiu assumir outros projetos.
Desde que Bruno assumiu a direção da empresa, a Brubrinq já lançou centenas de novos produtos e aumentou o número de nichos que atende, como: Linha baby, linha residencial, mobiliário urbano, brinquedos individuais e outros. Focado em criar processos otimizados e investir em tecnologia e treinamento, Bruno acredita que a Brubrinq possa crescer 25% nos próximos 2 anos e há planos para uma expansão internacional.
Um dos lançamentos que a marca mais se orgulha de ter feito, foi realizado em 2022, o primeiro playground inclusivo do Brasil.
Quando foi que a empresa enxergou a necessidade de um playground inclusivo?
Bruno: Nossa preocupação sempre foi segurança, qualidade e algo que possa surpreender quem procura playground no mercado. Alguns de nossos produtos já são pensados nesse sentido, como um escorregador mais largo, pensando nas crianças com sobrepeso, mas crianças com problemas de mobilidade eram excluídas de algumas brincadeiras, especialmente falando de playground. Então estendemos nossos olhos para esses pais e filhos e notamos que no mercado não havia nada que suprisse essas necessidades, havia uma parcela infantil que não era atendida. Então topamos o desafio.
Como foi o processo de desenvolvimento do Playground Inclusivo?
Bruno: O processo ao todo levou em média 2 anos, envolveu um psicólogo, um pedagogo, um engenheiro e nossa equipe interna. Queríamos algo que fosse único, para todas as crianças, não se tratava de um módulo para um grupo e sim uma integração de crianças, brincadeiras e playground. Cada pequeno detalhe foi estudado, testado e avaliado. Não era apenas o lançamento de um novo produto, quem usa nossos produtos são crianças e muitas com dificuldade de mobilidade, foi um objetivo pessoal e a realização de um sonho.
O que te levou a desafiar o mercado e lançar o Playground Inclusivo?
Bruno: Em 3 palavras: eu sou pai. Nossos outros playgrounds já possuem detalhes como: trava protetora nas correntes do balanço, na fabricação das peças dos playgrounds adicionamos aditivo antiestático, para evitar que o atrito gere energia no corpo das crianças, são cuidados transparentes para quem compra ou usa, mas para nós é fundamental e ético. Então o lançamento do Playground Inclusivo foi uma continuação, uma evolução do trabalho que já fazemos.
O Playground Inclusivo foi testado? Ele realmente funciona?
Bruno: O teste final do produto foi um dos dias mais emocionantes da minha vida. Toda a equipe estava muito confiante no que tínhamos feito. Mas crianças não mentem, elas são sinceras ao extremo. Então montamos um Playground Inclusivo com todos os módulos na sede da empresa, temos um gramado especialmente para esses testes, e trouxemos as crianças da APAE de Antônio Carlos.
Então foi muito emocionante ver os sorrisos e brincadeiras, os pequenos se desafiando e vendo que era possível e acessível para eles brincar em um playground. Este dia vai ficar para sempre em nossa memória, enfrentamos vários desafios durante o projeto, mas as crianças ali nos mostraram que qualquer dificuldade que tenhamos são mínimas. Qual é o nosso maior empecilho em realizar algo? Elas ali, tem dificuldade de brincar, de acessar um escorregador. Então qual pode ser meu maior desafio? Foi uma lição motivacional trabalhar com elas. Uma lição de vida e não há como descrever.
Onde e como você imagina os Playgrounds Inclusivos?
Bruno: Queremos que arquitetos e prefeituras conheçam nosso produto, é um playground que pode ser instalado como qualquer outro modelo, onde qualquer criança pode brincar. O Brasil possui hoje, segundo o Diário PCD, 760 mil crianças entre 2 a 9 anos com algum tipo de deficiência. A inclusão é um diferencial que família e comunidade agradecem, basta o mercado se conscientizar da necessidade e ver que o custo/benefício é excelente.
Entrevista concedida em 14/01/2024, na sede da empresa Brubrinq Playground em Biguaçu/SC.
Se você gostou dessas dicas e deseja transformar seu hotel em um destino irresistível para famílias, entre em contato com nossa equipe para solicitar seu projeto personalizado. Estamos aqui para ajudá-lo a criar experiências memoráveis para seus hóspedes!
Quer mais dicas de diferenciação para seus espaços comerciais ou públicos com áreas de recreação e playgrounds? Aproveite para seguir a Brubrinq nas redes sociais e continue acompanhando os artigos aqui no blog!