18 mar

4 brincadeiras para estimular a coordenação motora das crianças

Mesmo com tantas opções de entretenimento que a tecnologia proporciona às nossas crianças, precisamos nos atentar e incluir na rotina dos pequenos, brincadeiras que estimulem o desenvolvimento cognitivo, motor e social. Por isso, neste conteúdo, vamos apresentar 4 brincadeiras para estimular a coordenação motora das crianças.

Aqui, procuramos sempre abordar a importância das brincadeiras e dos brinquedos na vida das crianças, afinal eles têm um papel fundamental, principalmente durante a infância. Um dos principais benefícios é a forma lúdica e interativa de estimular o desenvolvimento das habilidades dos pequenos.

São habilidades e atividades como escrever, andar, se equilibrar, pegar e tocar objetos – características que precisam de estímulos na coordenação motora da criança. Você sabia que a coordenação motora é dividida em dois tipos? São elas: coordenação motora grossa e coordenação motora fina. 

A coordenação motora grossa é responsável pelo grupo de grandes músculos que permitem atividades como correr, andar, pular, subir e descer escadas. Já a coordenação motora fina é responsável por músculos menores, como as mãos e pés – que permitem atividades mais delicadas, como escrever, desenhar e manusear objetos.

4 opções para estimular a coordenação motora das crianças

1. Massinha

Essa é uma das brincadeiras favoritas das crianças. É uma atividade que exige o uso das mãos para amassar, enrolar, montar, desmontar e criar formas – os pequenos ficam tão distraídos e empolgados brincando, que, muitas vezes, nem percebemos que é uma brincadeira que ajuda a estimular a coordenação motora das crianças.

2. Pintar com guache

Outra atividade que é adorada pelos pequenos são as brincadeiras com tinta guache. O uso de pincéis ajuda muito a estimular a coordenação motora das crianças. Aos poucos elas vão criando firmeza nas mãos e dedos, compreendendo que precisam pressionar com precisão os pincéis. 

3. Brincadeiras ao ar livre

Amarelinha, pega pega, esconde-esconde, pular corda, brincar no playground são atividades que também auxiliam a coordenação motora das crianças. Esses tipos de brincadeiras colaboram tanto para a coordenação fina quanto a grossa – já que envolve correr, pular, se equilibrar e muito mais. 

4. Brincadeiras com bolas

Um item que sempre chama a atenção das crianças é a bola. Seu formato diferente e cores vibrantes são os principais motivos. E quando o assunto é estimular a coordenação motora das crianças, ela é uma grande aliada. Existem muitas atividades possíveis com o uso de bolas, brincadeiras essas que exigem agilidade e atenção dos pequenos. 

Podemos observar que a melhor forma de estimular a coordenação motora das crianças é com as brincadeiras dos mais diferentes tipos. Quando promovemos a diversão, eles aprendem brincando, com isso podem crescer em todos os aspectos: criando, descobrindo, se reinventando e, principalmente, se desenvolvendo. 

Pensando nesses pontos abordados, a Brubrinq preza sempre pelo bom desenvolvimento das crianças, por isso criamos playgrounds infantis de qualidade, para estimular a interação e engajamento entre os pequenos. De forma segura permitir que eles brinquem e aprendam ao mesmo tempo. 

Agora que você já sabe algumas brincadeiras que podem estimular a coordenação motora das crianças, é momento de colocar em prática com os pequenos, seja em casa ou na escola. Para ficar por dentro de mais assuntos como esse, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e acompanhe os conteúdos especiais da Brubrinq.


Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades