21 jun

4 coisas que DEVEM ser verificadas antes de deixar seu filho brincar no playground do prédio

Não é novidade que quando as crianças veem um playground seus olhinhos já brilham e elas logo ficam eufóricas para desfrutar do novo amigo colorido.  Mas antes de deixar que as crianças brinquem no playground, existem algumas coisas que devem ser analisadas com cautela. Isso para garantir a segurança dos pequenos e evitar possíveis acidentes na hora de se divertir. 

#Item 1: Sinalização com a indicação de idade

É importante verificar a existência de placas de sinalização com a idade recomendada para cada brinquedo. Pois cada brinquedo atende uma idade diferente justamente por questões de segurança, de acordo com o tamanho e desenvolvimento de cada um.  

#Item 2: Analisar o local

Vale sempre dar uma checada no local, verificar se é bem iluminado, se não tem tráfego de bicicletas, patins, skates e similares para assegurar que as crianças não corram risco de acidentes. Conferir se não tem nenhuma atividade suspeita, ou desconhecidos rondando o local. 

#Item 3: Segurança até no piso

Já falamos em outro artigo sobre a segurança dos pisos em playgrounds e é essencial conferir esse item, porque é ele quem vai garantir o impacto das crianças no chão em caso de quedas. Cada piso tem suas particularidades e todas elas devem atender esse requisito de segurança.  

#Item 4: Analisar o estado do playground

Para evitar acidentes e possíveis machucados, é importante verificar se na superfície do playground, não existe pregos, parafusos, farpas, que possam causar esses inconvenientes, eles devem ter um acabamento de proteção. Os cantos também devem ser lisos, sem quinas, sem bordas afiadas e pontiagudas.

Existem normas da ABNT que regularizam a segurança nos playgrounds e elas devem ser seguidas desde o início da construção do brinquedo até as rotineiras manutenções. Outra dica que sempre vale a pena relembrar é a presença de um adulto enquanto as crianças brincam.

 

RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades