17 abr

5 brinquedos que as crianças deveriam conhecer

Você já deve ter sido médico, professor, astronauta, ter viajado pelo mundo, pela lua e por terras desconhecidas – e também deve se lembrar do quanto eram fascinantes suas brincadeiras e brinquedos de infância, não é verdade? Pois é isso que eles nos proporcionam, nos permitem ser o que quisermos, e a hora que quisermos. E por esse motivo, hoje vamos apresentar 5 exemplos de brinquedos que as crianças deveriam conhecer para seu desenvolvimento!

Quando o assunto é desenvolvimento infantil, um dos grandes aliados são os brinquedos, principalmente pelo fato de poder unir o útil ao agradável – que é divertir as crianças com as brincadeiras e ao mesmo tempo utilizá-los como instrumentos para estimular um processo de ensino-aprendizagem. 

A partir dos quatro meses de idade, os bebês já conseguem interagir com alguns tipos de brinquedos, e dessa idade em diante é importante ir acrescentando diferentes brinquedos na rotina das crianças – de preferência seguindo a idade recomendada de cada um.

Principais brinquedos que as crianças deveriam conhecer


1.Brinquedos com sons e luzes

Um dos exemplos de brinquedos que as crianças deveriam conhecer são os que contém sons e luzes. Esse tipo de passatempo além de chamar bastante a atenção dos pequenos, ele tem um papel muito importante no aprendizado da linguagem. Estudos apontam que crianças que têm contato com a música desde cedo, têm mais facilidade ao aprender a falar. 


2. Brinquedos de encaixar e montar

Esses brinquedos são ótimas opções para incentivar habilidades como a sensibilidade ao toque, eficiência dos movimentos, noções de equilíbrio, de cores e formas. São brinquedos compostos por peças geométricas, coloridas, algumas de madeira, outras de plástico – e essa diversidade acaba estimulando a atenção e a concentração dos pequenos. 

Além disso, os brinquedos de encaixar e montar estão na lista dos favoritos das crianças, isso por que existem diversos modelos com várias finalidades como, por exemplo: blocos para construir personagens e cenários; blocos para construir animais; construção de elementos de profissões; construção de pistas de corridas. 

É importante sempre verificar a indicação da idade de cada brinquedo, pois alguns possuem peças pequenas não recomendadas para crianças menores de dois anos de idade.


3. Quebra-cabeça

Sem dúvida, na lista de brinquedos que as crianças deveriam conhecer está o jogo de quebra-cabeça. Esse é um brinquedo clássico que nunca perde espaço no desenvolvimento infantil, justamente por ser tão benéfico no aprendizado. É um passatempo que atrai a atenção e desafia a criança a concluir a atividade para ver o resultado final – estimulando assim o desenvolvimento neurológico, psicomotor e a capacidade de concentração. 

É um brinquedo que tem adaptação para várias idades, com diferentes níveis de dificuldade, exigindo inúmeros níveis de concentração e memorização. 


4. Jogos de tabuleiro

Uma das brincadeiras que mais possibilitam que a família toda se reúna são os jogos de tabuleiro. Eles são sociais e permitem a interação de vários jogadores ao mesmo tempo, o que incentiva as crianças a trabalharem em grupo.

Existem vários tipos de jogos de tabuleiro, cada um com uma proposta diferente e com regras distintas – regras essas que também se tornam um ensinamento para os pequenos, para que possam aprender a lidar com as regras e as respeitá-las. 


5. Brinquedos populares

Além dos exemplos já citados, existem muitos outros brinquedos que as crianças deveriam conhecer, principalmente os populares, que vem há muitas décadas fazendo história. Brinquedos estes que estimulam a criatividade, a imaginação e o raciocínio, como as pipas, bolinhas de gude, bolas, jogos de cartas, livros de colorir e também os que exercitam o desenvolvimento físico e a prática de exercícios como o andar de bicicleta, patins, skate, entre outros. 

Existem diversas brincadeiras e brinquedos que podem ajudar no desenvolvimento infantil, é importante que eles conheçam um pouco de cada para que possam aprimorar seus conhecimentos e preferências. 

Além das brincadeiras rotineiras, explorar novas experiências em novos lugares também é uma boa opção como permitir a convivência das crianças em ambientes como playgrounds infantis – que apresentam grandes benefícios ao desenvolvimento infantil. 


Para isso, conte com uma empresa especializada na hora de escolher o playground ideal, a Brubrinq possui uma equipe qualificada para te ajudar na hora da compra, para tirar todas as suas dúvidas. Entre em contato acessando nosso site! Aproveita e já confira nosso catálogo de produtos.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades