7 mai

5 dicas para montar um parquinho infantil divertido e seguro

Nada como lembrar dos momentos divertidos e alegres do tempo de infância, não é mesmo? Essas lembranças, geralmente, nos remetem aos locais onde estávamos nesses momentos tão especiais. Um dos mais lembrados são os parquinhos infantis, espaço onde as crianças passam a maior parte do tempo brincando, aprendendo a ter independência, habilidade motora, a conviver com o próximo, a serem livres e o principal, a se divertirem.

Por isso, montar um parquinho infantil no seu condomínio ou casa é um diferencial que trará muitas alegrias para seu filho(a). Mas, para que a montagem seja feita de forma adequada e segura é preciso ter muita atenção do local onde será montado e do material a ser usado na construção dos brinquedos para não ocasionar nenhum acidente depois.

Para colaborar com você nessa tarefa, a Brubrinq preparou algumas dicas de como montar um parquinho infantil divertido e seguro para as crianças. Vamos saber como!

 1) Escolha o local da montagem do parquinho

O primeiro passo é escolher o local mais adequado para montagem do parquinho. Por isso, verifique um local onde haja iluminação solar, com espaço amplo, sempre levando em conta o tamanho dos brinquedos que serão instalados e o número de crianças que vão frequentar o parquinho. Afinal de contas, os brinquedos não podem ser muito pequenos e as crianças precisam de espaço entre um brinquedo e outro para brincar. Portanto, considere entre 50cm e 60cm entre cada brinquedo para deixar um espaço isolado.

2) Faça uma análise da idade das crianças que irão frequentar o parquinho

É a partir dessa análise que você irá verificar quais os brinquedos mais adequados para o parquinho infantil que será construído na sua casa ou condomínio. Para cada idade há um brinquedo específico, principalmente para os pequenos que estão aprendendo a andar, e merecem um cuidado redobrado. Portanto, depois de verificar as idades, faça a escolha dos brinquedos adequados e, o mais importante, sinalize cada um deles com a idade específica para seu uso, assim os papais que forem levar seu filho ao parquinho irão se certificar que o brinquedo é ideal para idade do seu filho.

3) Faça a escolha do piso do parquinho

A escolha do piso é um dos momentos mais importantes para a montagem do parquinho infantil, pois ele deve ser seguro e não ter risco de machucar a criança quando ela estiver brincando. Por isso, o piso do parquinho não pode ser de concreto ou brita, eles aumentam as chances da criança se machucar gravemente. Então, o ideal é optar por pisos de grama sintética ou placas de “EVA”, eles são antiderrapantes, evitam acidentes, e caso isso acontecer, servem para amortecer a queda.

4) Faça a escolha do material dos brinquedos do parquinho

O material dos brinquedos que farão parte do parquinho infantil é outro ponto importante e que merece uma atenção especial. No mercado, você encontra brinquedos dos mais diversos tipos de materiais, mas para garantir a segurança do seu filho, dois materiais são os mais indicados: plástico e alumínio. Os brinquedos de plástico são os mais usados e ideais para ambientes com exposição solar ou expostos à chuva, pois são fáceis de secarem e não são corroídos pelas ferrugens. Além disso, não contam com parafusos e pregos, que são um risco para as crianças se machucarem. Já os de alumínio, indicados para crianças maiores, contam com um material mais resistente e seguro para não machucar as crianças. Além disso, resistem também à ação do tempo. Na Brubrinq você encontra também playgrounds de madeira plástica e madeira.

5) Siga as regras da ABNT para montagem do parquinho

Por fim, as normas técnicas da ABNT são fundamentais para a montagem do parquinho infantil. Nelas você encontra orientações para garantir a segurança do seu filho ao brincar no playground, orientações sobre a inspeção dos brinquedos, formas de montagem e manutenção.

Gostou das dicas? Entre em contato com a Brubrinq, empresa especialista na montagem de playgrounds, e escolha já o seu.

 

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades