21 mar

4 atividades para ajudar no aprendizado da matemática

Conhecida por ser uma matéria difícil para muitas pessoas, a matemática é também uma das principais durante os anos de colégio. Junto com a Língua Portuguesa, é a disciplina de maior carga horária, o que revela muito sobre sua importância. Porém, ao mesmo tempo em que é tão relevante, ela pode ter um processo de aprendizado altamente complicado.

Quando este tipo de situação acontece, é necessário encontrar meios capazes de estimular todas as crianças. Afinal, números, operações básicas e necessidade de raciocínio lógico estão presentes no cotidiano de todos, ainda que em diferentes graus. Infelizmente, aqueles que não aprenderem a lidar com a matemática desde cedo podem ter dificuldades com situações banais para o resto da vida.

A boa notícia é que existe uma maneira eficiente de ensinar e entusiasmar praticamente qualquer criança: brincadeiras. Como já citamos, os números estão por todos os lugares, incluindo os momentos de lazer. Unir brincadeiras ao aprendizado matemático é o primeiro passo para aumentar o interesse e, consequentemente, o conhecimento.

Para isso, a melhor solução é usar a criatividade. Seja em sala de aula ou em casa, a aplicação de atividades diferentes – como jogos e outras brincadeiras – ajuda na criação de contextos mais interessantes para a criança. Isso faz com que o aprendizado deixe de ser um fardo, dando lugar ao interesse e à diversão.

Para te ajudar nessa missão de incentivar o seu filho a render mais com os números e suas operações, a Brubrinq trouxe o texto de hoje. Nele, nós iremos te apresentar 4 atividades e brincadeiras que promovem o aprendizado lúdico da matemática. Se você conhece e deseja auxiliar alguma criança que tenha este tipo de dificuldade, acompanhe as dicas abaixo!

Atividades para ajudar no aprendizado da matemática

  • Jogos de tabuleiro

Uns mais que outros, os jogos de tabuleiro possuem grande potencial de auxílio no aprendizado matemático. Enquanto a maioria deles ensina noções de sequência e contagem, outros mais específicos, como os famosos Banco Imobiliário e Monopoly, são ótimos com conceitos mais avançados envolvendo dinheiro e valores.

  • Blocos de construção

Voltando para o conhecimento mais elementar, a construção com blocos, sejam eles quais forem, exige aplicação de matemática básica, além de ajudar a desenvolver a consciência geométrica. Trabalhando tamanhos e formas, as crianças menores aprendem na prática e, através de tentativas e erros, são encorajadas a experimentar.

  • Sudoku

Para aqueles que já conhecem o jogo, é evidente a relação que ele tem com o exercício do raciocínio lógico. Para quem não conhece, é simples de entender. O objetivo do jogo é colocar números de 1 a 9, sem repeti-los em cada um dos quadrados vazios nas subgrades de 3×3 inseridas numa grande grade de 9×9. A colocação dos números deve seguir uma lógica, a qual deve ser deduzida de acordo com os números pré-inseridos.

  • Stop matemático

Provavelmente uma das brincadeiras mais divertidas de toda a lista, o stop matemático é uma variação do tão conhecido jogo de palavras. Uma pessoa de fora, pai ou professor, dependendo de onde a atividade for realizada, fala um número, da mesma maneira que no stop com a letra.

Então, cada participante realiza o mais rápido possível as operações pré-estabelecidas no começo da brincadeira, da mesma maneira que no stop com as categorias. Entenda melhor com o exemplo de tabela abaixo:

Com certeza, cada uma destas atividades será eficiente no auxílio do aprendizado matemático. Gostou do conteúdo de hoje? Para continuar acompanhando tudo sobre o universo infantil, siga a Brubrinq no Facebook e no Instagram!

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades