28 fev

Como ensinar meus filhos a ter uma alimentação saudável?

A missão de criar os filhos nunca foi e nunca será fácil. É natural que todos os pais esperem que estejam acertando, mas é difícil ter certeza. Como eles são o principal modelo no qual as crianças se espelham, o desafio fica ainda maior. Enquanto os valores e outros hábitos têm relevância inquestionável, outros ensinamentos, como a alimentação saudável, também não devem ser deixados de lado.

A Brubrinq sabe que promover uma alimentação saudável desde a infância é essencial para o futuro e, ao mesmo tempo, uma tarefa complicada de se colocar em prática. Pensando nisso, nós trouxemos o texto de hoje. Aqui nós vamos te mostrar como ensinar os filhos a ter uma alimentação saudável, por meio de passos simples que podem ser feitos por qualquer um. Confira a seguir!

A importância da alimentação saudável na infância

Todo mundo que já chegou nos seus 30 anos sabe a influência que as ações da infância e juventude exercem no restante da vida. Comer bem é mais um exemplo de hábito que deve ser estimulado desde cedo, seja por facilitar a manutenção até a vida adulta ou, é claro, prevenir doenças e outros problemas.

Um número alarmante que reflete como a alimentação das crianças vem piorando com o passar dos anos diz respeito ao condicionamento físico. Reunindo 50 pesquisas realizadas com crianças de 9 a 17 anos, um estudo australiano concluiu que a aptidão cardiovascular e física entre os jovens piorou em 15% nos últimos anos.

Ainda que 15% a princípio não pareça ser um número tão expressivo, esses dados resultam em maiores probabilidades de crescimento com qualidade de vida baixa e problemas no coração e ossos. Justamente por isso a alimentação saudável desde pequeno não deve ser negligenciada. Resta saber como:

Ensinando os filhos a comer bem

Tenha momentos de refeição

Refeições, especialmente as consideradas principais como café da manhã, almoço e jantar, devem ser momentos em família. Isso porque, quando todos estão sentados juntos, existem conversas e interações que estimulam a alimentação.

Além disso, outro estudo, realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Nova Jersey, revelou que crianças que fazem refeições em família se alimentam melhor e têm o IMC mais saudável.

Ensine sobre os alimentos

Um erro muito comum de pais que querem fazer com que seus filhos comam melhor é o de tentar enganar a criança para que ela coma algo que não gosta. Exemplos aqui são dizer que o alimento em questão é uma coisa quando na verdade ele é outra e cortar legumes em pedaços que não sejam vistos.

O melhor a se fazer é ensinar. Faça questão que a criança saiba o nome dos alimentos que está comendo e, mais importante ainda, a função deles para a nossa saúde. Tenha certeza de que seu filho conheça o valor de cada refeição e queira melhorá-las por conta própria.

Acompanhe seu filho

Este é, provavelmente, o passo mais essencial da lista. Como citamos anteriormente, pais são espelhos para os filhos. Sendo assim, de nada adianta comer em família e ensinar os valores nutricionais dos alimentos se você não comer os mesmos que a criança. Ela não se sentirá motivada assim.

Aqui, “faça o que eu digo e não faça o que eu faço” não é a melhor alternativa. A melhor maneira para fazer os filhos comerem bem é comer junto com eles, mostrando que uma alimentação saudável é essencial para todos.

Agora que você conhece estas dicas, pode garantir a saúde dos seus filhos através de uma alimentação saudável. Gostou do texto de hoje? Para saber ainda mais, acompanhe as redes sociais da Brubrinq! Você pode nos encontrar no Facebook e no Instagram!

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades