22 out

Aulas online: como despertar o interesse das crianças

O ano de 2020 trouxe muitas mudanças e novos formatos que acabaram modificando por completo nossa rotina. E uma das mais importante mudanças foram as aulas online. Esse método de ensino mexeu tanto com a rotina das crianças, quanto dos pais. E é sobre isso que vamos falar hoje, em como despertar o interesse dos pequenos nas aulas online. 

Vamos conferir mais informações sobre o assunto, a seguir!

O ensino e as aulas online

Com a pandemia do novo coronavírus, foi preciso readaptar nossas rotinas, inclusive das crianças, de forma que não prejudicasse tanto ficar por um longo período de tempo afastados de atividades, como, por exemplo: aulas e outros compromissos. E foi diante deste questionamento, que a tecnologia se fez presente como meio para dar continuidade às tarefas mesmo que não presenciais. 

Com a migração das salas de aula para as telinhas, não só os alunos precisaram se readaptar, mas os pais e professores também. Afinal, tudo isso é muito novo, diante do processo de aprendizagem tradicional e presencial. 

O desenvolvimento das crianças acontece de forma muito rápida, por isso é tão importante dar atenção a esse momento em que o aprendizado deles exige um pouco mais de esforço e dedicação. Por maiores que sejam as dificuldades encontradas ao estudar em casa, essa rotina de estudos precisa seguir em frente.

A imaginação dos pequenos voa o tempo todo. E por esse motivo, um dos maiores desafios dos professores nas salas de aula, é despertar o interesse dos alunos aos seus conteúdos didáticos. No entanto, se lá na escola, que é um ambiente propício para o aprendizado, já é difícil, como deve estar sendo essa concentração estudando em casa?

Como despertar o interesse das crianças nas aulas online? 

Pois bem, é nessa hora que entra o auxílio dos pais e professores – ambos devem incentivar e estimular a atenção das crianças para esse período de estudos, para que de fato o aprendizado seja efetivo. 

Nesse momento, os professores estão se dedicando mais ao planejamento de ensino, a montar aulas interativas e atividades que prendam a atenção das crianças. Enquanto os pais devem estar mais presentes durante esse período de estudos, auxiliando nas tarefas, monitorando a execução delas e colaborando para um maior entendimento do assunto. 

Dicas para o período de estudos em casa

Separamos algumas dicas que podem auxiliar para que as aulas online se tornem mais atrativas e eficientes. 

Crie uma rotina de estudos 

A primeira dica para os pais é: crie uma rotina de estudos. As crianças estavam acostumadas com uma rotina, e não é porque agora estão passando mais tempo em casa, que ela não precisa ser adaptada. Isso é fundamental para que os pequenos entendam que ainda assim precisam cumprir com suas tarefas. 

Programe quais serão os horários dos estudos, quais serão os horários de intervalo, organize o cotidiano das crianças de forma que elas consigam se sentir relaxadas e produtivas durante seu dia. 

Ambiente adequado para as aulas online

Nas salas de aula, as crianças recebem todo suporte que precisam para se manter concentradas ao seu período de estudos. E em casa, esse ambiente também deve estar adequado a essa atividade.

Separe um local tranquilo, bem iluminado, longe dos brinquedos, da televisão. Crie um cantinho dos estudos onde diariamente os pequenos possam praticar suas tarefas tranquilamente, sem interferência de distrações externas. 

Paciência é o ponto forte 

Agora a dica é exclusivamente para os pais. Essa rotina de estudos em casa, pode exigir muito da sua atenção, e por alguns momento pode ser que você fique sem paciência. Mas é essencial lembrar que essas atividades são fundamentais para as crianças – e é mais importante ainda que a figura de responsabilidade e de ensino delas, mantenha-se calma. 

As aulas online são momentos de parceria entre os pais e filhos, de aproximação e de conhecimento entre vocês. Por isso deve ser tranquilo, em que o diálogo precisa ser a base da comunicação. Não é momento de cobranças rigorosas e nem de deixar para depois. 


Se você está passando por essa fase de aulas online com os seus filhos, essas dicas podem te ajudar muito a se adaptar para esse período. Siga nossas redes sociais e fique por dentro de muitas outras novidades: Facebook e Instagram.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades