4 set

Autonomia das crianças: 5 dicas para estimular desde cedo

Estimular a autonomia das crianças desde cedo é fundamental para seu crescimento independente. No entanto, nem sempre é fácil ensinar e desenvolver alguns hábitos na rotina dos pequenos, principalmente porque grande parte dos pais acreditam que os filhos estão muitos novos para aprender determinadas tarefas do dia. Por esse motivo, nós preparamos este conteúdo com 5 dicas para estimular a autonomia das crianças. Confira! 

Por que é importante estimular a autonomia das crianças desde cedo? 

Assim como afirmam muitos especialistas, a autonomia está ligada ao conceito de liberdade, porém não é somente isso. Autonomia significa fazer as coisas por si e também o desenvolvimento da consciência moral. Ou seja, somos responsáveis por aquilo que dizemos e fazemos. 

E no caso dos pequenos, estimular a autonomia das crianças está relacionada a menor dependência deles em relação aos pais para realizar as atividades. Isso auxilia elas a criarem independência e uma maior segurança em dar sua opinião em determinados assuntos, ajuda na criação da autoestima e personalidade e a lidar com determinadas situações que possam ocorrer não somente durante a infância, mas também adolescência e fase adulta. 

Como estimular a autonomia das crianças desde pequenos?

Uma das principais dúvidas dos pais em relação a autonomia das crianças é quando ensinar certas tarefas para os pequenos. Quais são as indicadas conforme cada faixa etária. Por isso, separamos as dicas deste texto de acordo com as idades. Mas, antes disso, lembre-se: Não faça aquilo que seu filho é capaz de fazer sozinho! 

Faixa etária 1: 2 aos 3 anos 

Essa é a fase em que as crianças dão seus primeiros passos e começam a descobrir um novo mundo. Portanto, o recomendado, nesta faixa etária, é ensinar os pequenos a comerem sozinhos, arrumar os brinquedos no final de cada brincadeira e até mesmo a colocar os sapatos – se possível aqueles sem cadarços. 

Faixa etária 2: 3 aos 4 anos 

Agora, um pouquinho maiores, é momento de ensiná-las as atividades mais complexas, como, por exemplo: ir ao banheiro sozinhas, arrumar os materiais da escola na mochila depois dos estudos e também a separar as roupas sujas e limpas para lavar. Para auxiliar nessa última tarefa, uma dica é usar dois cestos de cores diferentes e mostrar que determinada cor é para as roupas sujas e a outra para as limpas. 

Faixa etária 3: 4 aos 5 anos 

Entre os 4 e 5 anos, os pequenos já conseguem entender melhor a importância de algumas atividades do dia a dia. Por isso que, para estimular a autonomia das crianças nesta fase, vocês (pais) podem ensiná-las a realizar a higiene pessoal e colocar a roupas sozinhas. Além disso, fazer determinadas refeições sem ajuda, apenas com o auxílio de objetos como faca (sem lâmina que possam machucar) e garfo.

Faixa etária 4: A partir dos 5 anos 

Por fim, a partir dos 5 anos, é hora de ensinar algumas tarefas mais complexas para a autonomia das crianças. Aqui, o indicado é mostrar para os pequenos como arrumar a cama, lavar a louça e como são feitos certos alimentos. A partir dos 5 anos, você pode pedir para que seu filho ajude no preparo das refeições do almoço e jantar de toda família. Mas é claro, nada de mexer no fogão. Essa parte ainda fica de responsabilidade de vocês (pais). 

Atenção: mais uma dica para a autonomia das crianças é ensinar a importância da sustentabilidade. Mas como assim? Mostre para elas como cuidar das plantinhas da casa, como é a forma correta de separar o lixo e caso tenha animação de estimação, quais os cuidados com ele, como, por exemplo: dar ração e trocar a água.  

Principais benefícios da autonomia infantil 

  • cidadãos conscientes no futuro 
  • revelar regras e hábitos 
  • autonomia em casa e na relação com outras crianças 
  • aumento da autoestima 
  • melhora no desenvolvimento cognitivo 

Gostou das dicas? Com elas ficou bem mais fácil estimular a autonomia das crianças desde cedo, não é mesmo? E para conferir mais conteúdos como este, siga a Brubrinq nas redes sociais: Facebook e Instagram

Toda semana preparamos dicas especiais no nosso blog para ajudar no dia a dia com as crianças, além de contar sobre os diferenciais dos playgrounds Brubrinq para sua escola, casa ou condomínio. 

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades