31 ago

5 brincadeiras antigas para divertir as novas gerações

A arte da diversão não é nova e as brincadeiras antigas sempre irá fazer parte do universo infantil.

Evidentemente, as maneiras de brincar mudaram com o passar do tempo, mas algumas delas sempre serão divertidas e servirão para entreter crianças de qualquer época e em qualquer lugar.

Vamos listar hoje 8 brincadeiras antigas das quais você, certamente, já participou ou se lembra muito bem dos seus tempos de criança.

Muitas delas não são apenas boas formas lúdicas, mas auxiliam também na socialização e no estímulo às atividades físicas.

8 brincadeiras antigas

Pular corda

‘Suco gelado, cabelo arrepiado, qual a letra do seu namorado: a, b, c, d…’. Essa era apenas uma das músicas que embalam até hoje a criançada. A dinâmica é bem simples.

Uma criança de cada lado batendo a corda em movimentos circulares e sincronizados, e uma ou mais pulando a mesma até errar e passar a vez.

Esconde-esconde

Poucas brincadeiras antigas são tão simples como esta. Não precisa de corda, giz nem nada mais que um monte de crianças dispostas a brincar. Uma delas começa, numa base, a contar de olhos fechados. As outras correm e se escondem.

Quem for pego primeiro assume o lugar de pegador. Existe a possibilidade de se definir também um local para que as crianças possam se salvar antes de serem pegas.

Queimada

Duas equipes, uma bola e um grande retângulo dividido em duas metades. É disso que é preciso para brincar de queimada. A dinâmica também é bem simples. Um time atira a bola no outro e se o jogador adversário conseguir agarrar a bola no ar elimina o atirador.

Se for tocado pela bola sem conseguir segurar é eliminado. Os eliminados vão para o fundo da quadra adversária e o jogo termina quando um time conseguir eliminar todos os membros do outro.

Amarelinha

Talvez a mais famosa de todas, a Amarelinha consiste em desenhar no chão um caminho com casas numeradas. O participante lança uma pedra e vai pulando nas casas sem poder pisar na que está com a pedra. Vai até o final (Céu) e retorna. O objetivo é acertar uma vez todas as casas sem pisar na linha ou fora dos limites desenhados no chão.

Passa anel

Com as mãos unidas e espalmadas, uma criança segura o anel enquanto as outras se posicionam lado a lado. O objetivo é ir passando sobre a mão dos amigos e, disfarçadamente, passar o anel para um deles.

Quando parar, o participante pergunta a um dos participantes com quem está o anel. Se o desafiado acertar, será ele a passar o anel. Se errar, quem está com o anel faz as vezes de passador.

Junte as crianças do condomínio, da rua ou mesmo os filhos em casa e divirta-se com essas brincadeiras. Você vai relembrar seus tempo de infância e ainda verá muitos sorrisos nos rostos da criançada.

Gostou de conhecer essas brincadeiras antigas? Se você quer receber mais conteúdos como esse, nos siga no Facebook e Instagram!

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades