25 mar

5 brincadeiras para distrair as crianças dentro de casa

Manter as crianças entretidas dentro de casa, nem sempre é uma tarefa fácil, afinal o que não faltam nos pequenos é energia para brincar o tempo todo. Pensando nisso, em tempos como esse, com as aulas suspensas, os shoppings fechados e playgrounds interditados, precisamos avaliar as brincadeiras para distrair as crianças dentro de casa. 

Nas escolas e nas creches os professores passam atividades e recreações na maior parte do tempo para que os pequenos se mantenham ocupados e produtivos. Quando eles ficam em casa por um determinado período, é importante que os pais mantenham esse ritmo para que a criança continue com uma rotina de desenvolvimento e aprendizado.

É fundamental que, ao mesmo tempo que a criança brinque, ela possa ainda assim estimular seu desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento físico e social, coordenação motora e muito mais. Para ajudar vocês (pais) nessa missão, vamos apresentar 5 brincadeiras para distrair as crianças dentro de casa. Confira! 

Principais brincadeiras para distrair as crianças dentro de casa 


1.Era uma vez

Uma ótima opção de brincadeira para distrair as crianças dentro de casa e ainda estimular a criatividade delas, é brincar de contar histórias. A dinâmica pode ser feita da seguinte forma: uma pessoa começa a contar uma história e após determinado tempo outro participante continua. Se preferir pode utilizar acessórios e fantasias para dar vida aos personagens. 

Outra dica envolvendo histórias infantis, é criar a hora da leitura – você pode montar um cantinho da leitura todo especial, para atrair as crianças a participarem da atividade. Pode ser uma cabaninha cheia de livros, uma lanterna, cobertores.. enfim, um ambiente aconchegante para que todos possam praticar uma boa leitura. 


2. De volta ao passado em família

Esse pode ser um momento também de vocês (pais) reviverem as brincadeiras da sua época e ensinar os filhos como brincavam no seu tempo de infância. As crianças sempre ficam interessadas em saber das histórias dos seus pais, isso cria uma conexão muito importante entre os membros da família. 

Vai da sua criatividade e memória relembrar quais eram as brincadeiras mais divertidas, como, por exemplo, amarelinha, passa anel, peteca, o mestre mandou, elefante colorido, stop… a lista pode ser bem extensa e a atividade bem divertida durante esse período de isolamento. 


3. Cinema em casa

As crianças adoram ir ao cinema, não é mesmo? Porém, se a recomendação é ficar recluso para prevenção e segurança de todos, por que não fazer um cineminha dentro de casa mesmo? Você pode usar essa atividade para passar algum filme ou documentário educativo para as crianças, arrumar a sala com almofadas, cobertores, fazer pipoca e curtir esse momento família. 

4. Brincando de desenhar

Mais uma da lista de brincadeiras para distrair as crianças dentro de casa e ainda estimular o aprendizado é brincando de desenhar. 

A dinâmica da brincadeira pode ser a seguinte: separe uma grande folha de papel ou papelão, peça que a criança deite em cima, então você vai fazer o contorno do corpo dela sobre o papel. E depois vai pedir que ela continue o desenho com as partes do corpo dela. Essa é uma ótima forma de reconhecimento do esquema do corpo humano.


5. Masterchef

Os pequenos adoram se envolver na cozinha, essa é uma ótima oportunidade de permitir que eles participem do preparo das refeições. Assim, eles podem conhecer novos ingredientes e sabores. Vocês podem fazer uma receita juntos, como um bolo pro café da tarde, uma salada de frutas, além disso, preparar a mesa para a família e degustar da refeição preparada por todos.

Essas foram algumas dicas de brincadeiras para distrair as crianças dentro de casa, e ainda existem milhares de opções para o entretenimento e aprendizado dos pequenos. Você só precisa agir com tranquilidade e criatividade para otimizar o tempo e aproveitá-lo da melhor forma possível. 

Esse tempo em casa com as crianças é primordial para que possamos entender a importância que as brincadeiras tem na vida delas e todos os benefícios que podem trazer. Uma criança entediada é uma criança improdutiva, com sede de aprender, de querer mais. 

Como já citamos, as brincadeiras, além de estimular o desenvolvimento infantil, faz bem pra saúde física e mental. De alguma forma eles se mantém o tempo todo em movimento, concentrados em alguma tarefa e isso faz muito bem para os pequenos. 


Acompanhe mais conteúdos como esses em nossas redes sociais: Facebook e Instagram: lá você vai encontrar muitas outras dicas de brincadeiras para colocar em prática com as crianças.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades