22 fev

4 brincadeiras para os dias de chuva no verão

Sabemos como as tardes e, principalmente, noites da estação mais quente do ano podem trazer consigo as famosas chuvas de verão. Por vezes rápida e forte e por outras insistente, a chuva é uma grande responsável por acabar com os planos de brincadeiras de diversas crianças de férias distribuídas pelo país.

Felizmente, existem as mais diferentes alternativas de brincadeiras que podem ser feitas dentro de casa e que evitam a chuva da rua. Muitas delas, inclusive, são ótimos meios de integração entre pais e filhos. No texto que a Brubrinq preparou hoje, nós iremos te mostrar e ensinar alguns exemplos.

Enquanto algumas das brincadeiras que trouxemos abaixo são indicadas para crianças de idades um pouco mais avançadas, outras são recomendadas para os menores e há ainda aquelas que unem todas as idades. Assim, independente do tamanho do seu filho, você terá uma brincadeira perfeita! Confira!

Brincadeiras para os dias de chuva

Mímica

Normalmente com recomendação para crianças a partir de 5 anos, o jogo de mímica é um velho conhecido de todos. Ainda que não exista uma restrição, o ideal é que participem pelo menos 4 crianças, divididas em dois times.

O participante escolhido para fazer a mímica na rodada deve pedir ao grupo adversário uma palavra e então, apenas com gestos, fazer com que seu time adivinhe e marque um ponto. Ao final, a equipe com mais pontos é a vencedora. Para quem quer levar o jogo mais além, existem as opções de tabuleiro, como o Imagem & Ação, por exemplo.

Quem sou eu?

Temos aqui um exemplo de brincadeira muito divertida e que pode render ótimas risadas. Direcionada às crianças um pouco maiores, pode ser praticada tanto por grupos pequenos quanto grandes. No entanto, quanto mais gente brincando, melhor!

Para começar, escreva o nome de personagens famosos em pedaços de papel, sem que as crianças saibam quais são eles. Então, cada uma cola um dos papéis na testa e, através de perguntas de sim ou não respondidas pelos outros participantes, elas devem adivinhar qual personagem elas são.

Adivinhe o objeto

De todas as brincadeiras da lista, esta provavelmente é a mais democrática. Ela, ao mesmo tempo, permite que crianças de todas as idades e grupos de todos os tamanhos brinquem. Pode ser feita até mesmo para apenas uma criança.

Além de tudo, ela também é simples de ser feita. Basta pegar uma mochila ou uma bolsa e enchê-la com o maior número de objetos possível. O objetivo é adivinhar todos ou a maioria dos objetos. Caso a brincadeira seja feita em grupo, ganha quem acertar mais.

Dança das cadeiras

Mais um exemplo que, junto da mímica, é muito conhecido por diferentes gerações. Afinal de contas, quem nunca participou de uma dança das cadeiras? Além de divertir e ajudar na liberação de energia, ela estimula a agilidade e a concentração.

Para organizar a brincadeira, não é preciso muito: apenas com cadeiras e uma caixinha de som ou um rádio a diversão já pode acontecer. Em um círculo com uma cadeira a menos que o número de participantes, as crianças devem girar até que a música seja pausada. O último a sentar depois que a música para está de fora do jogo.

Gostou das brincadeiras? Agora você já pode garantir a diversão dos seus filhos até quando o dia não for dos melhores. Para continuar acompanhando as nossas matérias, siga agora mesmo a Brubrinq no Facebook e no Instagram!

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades