19 fev

Brincando com segurança em playground infantil

Ver as crianças brincando com segurança é o desejo de todos os pais!

Não basta o playground infantil de condomínio ter regras de boa convivência, é comum ocorrerem acidentes em parquinhos de uso comum/público, por isso é importante ensinar as crianças a brincar com segurança. Além de orientar, é preciso observar diversas questões como por exemplo se a criança está usando os equipamentos adequados para sua faixa etária. Já tocamos nesse assunto diversas vezes aqui no blog, de que existe o brinquedo certo para a idade certa.

Depois da orientação, Já reparou na roupa do seu filhote: Ele está usando cachecóis? Talvez algum adereço tipo uma correntinha? Algo que possa enganchar no equipamento do playground? Nunca tinha pensado nisso antes?

Sim, são muitos os itens de segurança a serem avaliados, mas também não desejamos causar a impressão que seu filho não deva brincar em playground infantil, pois assim como na vida adulta, diversão também envolve riscos, porém com os devidos cuidados, é possível sim ter uma vida sadia brincando sem passar por perigos. Como ter precaução nunca é demais, vamos enumerar as principais dicas para brincar com segurança, facilitar a vida dos pais e a diversão da criançada:

5 dicas para ter as crianças brincando com segurança no playground

1. Superfície da área

O ideal é que o chão seja coberto por materiais que possam amortecer quaisquer quedas de até três metros, tais como borracha, cascas de madeira, cascalho fino ou areia. Verifique armadilhas que possam fazer os pequeninos tropeçar, tais como bordas de concreto e mudanças bruscas na elevação do piso.

2. Confira a idade ideal

Veja se há crianças com idades muito divergentes, pois cada uma tem um ritmo – e um brinquedo diferente, mas a tendência é de que os menores queiram brincar nos playgrounds infantis dos maiores.

3. Converse com seu filhote

Fale dos riscos, como por exemplo correr na frente (ou atrás) do balanço. Converse também sobre não empurrar os amiguinhos durante as brincadeiras.

4. Qualidade dos brinquedos

Ao adquirir itens para seu playground em casa, opte por aqueles com selo do Inmetro, todos os produtos da Brubrinq possuem, inclusive indicamos uso de materiais feitos de plástico, aço, ferro galvanizado e madeira tratada; todos com pintura atóxica, é claro.

5. Verifique as roupas

Como já comentado anteriormente: cachecóis, capuz e/ou correntinha no pescoço devem ser retirados já que podem enganchar em algum brinquedo e derrubar ou mesmo sufocar a criança.

Mas a melhor prevenção contra acidentes em parques é a supervisão de adultos, fique atento ao que seu filho está fazendo e, se possível, ajude-o em todas as atividades. Cuidar da segurança das crianças é uma grande responsabilidade. Espalhe essa ideia e as orientações acima. A Brubrinq é sinônimo de brincar com segurança desde 1998.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades