14 fev

Por que brincar ao ar livre e no sol é tão importante?

Com o avanço da tecnologia e a mudança de hábitos que ele trouxe, a prática de brincar ao ar livre diminuiu drasticamente. Hoje, o mais comum de se ver são crianças que acordam e vão dormir com a presença de aparelhos diversos, desde os celulares até os tablets e os videogames.

Ainda que tais dispositivos tenham suas vantagens e auxílios no desenvolvimento dos pequenos, eles não podem substituir as brincadeiras ao ar livre. Isto porque os benefícios de brincar em contato com a natureza são únicos, e crianças que são privadas deste tipo de interação podem sofrer com as consequências anos depois.

Para se ter uma ideia do quão prejudicial a falta dessas brincadeiras é, estudos recentes mostraram que a diminuição do ato de brincar ao ar livre está diretamente relacionada ao aumento do número de crianças com ansiedade e depressão.

De acordo com o estudioso austríaco Peter Schober, da Universidade de Medicina de Graz, crianças sedentárias, quando comparadas às ativas, estão cinco vezes mais propensas a desenvolver quadros depressivos ainda na infância.

Porém, esse não é o único motivo pelo qual brincar ao ar livre é tão importante. No texto de hoje, a Brubrinq trouxe para você mais informações a respeito do assunto. Vamos mostrar como a diversão em ambientes externos é perfeita para ajudar no crescimento, sendo uma grande responsável pela criação de jovens e adultos saudáveis. Entenda!

Brincar ao ar livre estimula os sentidos

Brincadeiras em ambientes fora de casa, especialmente com uma presença considerável de natureza, são grandes responsáveis pelo estímulo dos sentidos. Enquanto os eletrônicos, quando bem utilizados, podem ajudar o cérebro, as atividades ao ar livre ajudam todo o restante.

Os diferentes cheiros e texturas presentes em parques, por exemplo, são ótimos agentes na exploração olfato e do tato. Isso mostra às crianças as mais diversas possibilidades que o mundo possui, preparando-as para a vida lá fora.

Brincar ao ar livre melhora as interações sociais

Esta é uma tendência que pode ser facilmente observada em playgrounds escolares. Ao estarem juntas em um espaço de diversão, crianças que não se conhecem criam vínculos umas com as outras, na intenção de se ajudarem e fazerem a brincadeira ser mais divertida para todos os envolvidos.

Mais uma vez utilizando os eletrônicos como comparação, também é fácil de observar como eles promovem exatamente o contrário. A criança que está com o seu aparelho não quer saber de nada que não esteja na tela, o que culmina na diminuição das relações com outras crianças.

Brincar ao ar livre faz bem para a saúde

A melhora das interações sociais e o estímulo dos sentidos já são dois benefícios das brincadeiras ao ar livre que contribuem com a saúde. No entanto, tem ainda mais! Além de exercitar a imaginação e colocar o cérebro para trabalhar, estas atividades, alinhadas à exposição ao sol em horários adequados, fornecem vitaminas altamente necessárias, sendo um grande destaque a vitamina D.

Gostou do texto de hoje? Entendeu a importância de brincar ao ar livre para a saúde e o desenvolvimento das crianças? Para saber ainda mais sobre o universo infantil, acompanhe a Brubrinq no Facebook e no Instagram!

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades