11 dez

Brinquedos para parquinho: conheça os benefícios para o aprendizado infantil

O aprendizado infantil é parte fundamental na vida do ser humano. É nessa fase da vida que a criança aprende e se desenvolve. Essa etapa é a base que serve de suporte para todas as outras fases da vida, tendo reflexo principalmente depois de adulto. Por esse e muitos outros motivos que ele merece tanta atenção. 

E você sabia que os brinquedos para parquinho têm grande influência nisso? No texto de hoje vamos abordar qual a importância deles para o aprendizado infantil, os benefícios que trazem para as crianças e quais deles não podem faltar na hora das brincadeiras.  

Tenha uma boa leitura!

Qual a importância do aprendizado infantil?

As crianças precisam receber estímulos a todo momento para que possam adquirir e aprimorar diversas capacidades de âmbito cognitivo, motor, emocional e social. Os primeiros anos de vida dos pequenos são fundamentais para o seu desenvolvimento, tanto na fase como criança quanto adolescente e adulto. 

É com o aprendizado infantil que as crianças aprendem a se comunicar, criam novas capacidades, vivem novas experiências, estimulam suas ideias, criatividade, seu raciocínio lógico, sem contar com o desenvolvimento físico, social e comportamental.

Estudos apontam que a forma de aprendizado infantil que mais traz resultados positivos para as crianças, é através das brincadeiras. O ato de brincar facilita o processo de conhecimento, pois permite a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade.

As crianças enxergam a brincadeira apenas como um momento de diversão e, por isso, é tão propício utilizar esse instante como uma forma de implementar os estímulos de aprendizado, sem que elas percebam que, ao mesmo tempo que estão brincando, também estão aprendendo. 

Através da brincadeira, os pequenos conseguem se comunicar consigo mesma e com o mundo exterior. É a partir dessa troca que elas desenvolvem capacidades importantes para o seu desenvolvimento. 

Brinquedos para parquinho e o aprendizado infantil 

Se a melhor forma de aprendizado infantil é através de brincadeiras, tem lugar melhor para brincar do que um parquinho? Esses espaços que são montados exclusivamente para as crianças e também fazem parte do desenvolvimento infantil. 

Incentivo à atividade física

Os brinquedos para parquinho estimulam à prática de atividade física. A maior parte deles exige que a criança ande, suba, desça, escorregue e se impulsione. Esse estímulo é fundamental nos dias de hoje, em que cada vez mais as crianças ficam dentro de casa, sem praticar nenhum tipo de atividade física. 

Em nosso blog, temos um conteúdo exclusivo abordando como o playground evita o sedentarismo infantil: clique aqui para conferir. 

Estimula o convívio social 

Se brincar em casa é brincar sozinho, no parquinho as crianças já sabem que encontrarão novos amigos. Nessa fase da infância é fundamental que os pequenos possam conviver com outras crianças, para aprender a socializar e a viver em grupo. 

Também temos um conteúdo exclusivo abordando a importância das dinâmicas em grupo para as crianças: clique aqui para conferir o conteúdo na íntegra. 

Estimula a criança a ter autonomia e independência 

Outra grande vantagem dos brinquedos para parquinho no aprendizado infantil, é o fato de incentivar a criança a ter autonomia e a ser independente. Nesse espaço, os pequenos se sentem à vontade, com capacidade de tomar suas próprias decisões.

Quando a criança consegue administrar sozinha suas decisões em uma atividade, isso dá a ela a sensação de responsabilidade, de coragem, e isso contribui diretamente no comportamento cognitivo e social. Além de melhorar a capacidade de resolução de problemas e de raciocínio para planejar a execução de atividades. 

Para garantir ainda mais os benefícios dos brinquedos para parquinho – é importante conferir se o playground está de acordo com as normas de segurança da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), porque antes de qualquer coisa, o parquinho deve oferecer proteção às crianças. 

E as normas da ABNT foram criadas justamente para assegurar isso, por isso é fundamental que os pais ou responsáveis façam uma rápida vistoria nos brinquedos para parquinho antes que as brincadeiras se iniciem.

Agora que você já conhece os benefícios dos brinquedos para parquinho, é hora de estimular ainda mais o aprendizado infantil dos seus filhos! Entre em contato com a Brubrinq, tire todas as suas dúvidas sobre os nossos playgrounds e garanta a diversão do seu filho nessas férias. 

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades