21 jun

Brinquedos para playground: plástico, madeira ou ferro?

A quantidade de opções de brinquedos para playgrounds é inúmera. Balanços, escorregadores, gira-gira e casinha são apenas alguns dos modelos disponíveis. Por isso, escolher quais irão compor o parquinho do seu condomínio ou residência não é uma tarefa fácil. Para auxiliar na escolha, hoje, os brinquedos são classificados conforme a faixa etária das crianças e também como educativos e de entretenimento.

Todas essas características qualificam cada vez mais os playgrounds como ambientes seguros e confortáveis para que as crianças brinquem e se divirtam, sem o risco de possíveis acidentes, como era mais comum há alguns anos. Além disso, você pode encontrar brinquedos para playground de diferentes produtos de fabricação, como: plástico, madeira e ferro.

Para explicar quais as vantagens e desvantagens de cada um desses materiais, para quais ambientes são indicados e quais faixas etárias, a Brubrinq separou algumas dicas. Entenda!

 

Os 3 principais materiais de brinquedos para playground

 

Brinquedos de plástico

 

Também conhecidos como rotomoldados, os brinquedos de plástico são indicados para bebês e crianças pequenas, entre 6 meses e 3 anos. Isso porque são mais seguros e práticos. Apresentam menor risco de acidentes, pois são mais baixos, têm superfície lisa e não soltam farpas, pregos ou pontas que podem ferir gravemente as crianças. Além disso, contam com cores vibrantes e coloridas.

Os brinquedos para playground de plástico também possuem valores mais acessíveis para compra, menos manutenção e maior durabilidade. O plástico é um material que não enferruja e nem desgasta com facilidade, assim como alguns dos outros materiais mais caros. A principal vantagem, porém, está na resistência a mofos, evitando a proliferação de doenças e alergias nos pequenos.

Por outro lado, a desvantagem está na absorção de calor, sendo não recomendados, por exemplo, para parquinhos públicos. O plástico aquece facilmente com o calor, fazendo com que as crianças não consigam brincar durante os dias muito quentes.

 

Brinquedos de madeira

 

A madeira apresenta mais resistência a impactos. Portanto, os brinquedos para playground de madeira são indicados para crianças com faixa etária um pouco maior, a partir dos 6 anos. Os pequenos com essa idade são mais agitados, já reconhecem suas habilidades, por isso querem brinquedos onde possam se arriscar mais e conhecer um novo mundo.  

As vantagens dos brinquedos de madeira estão na durabilidade: a madeira é tratada antes da produção dos brinquedos e o produto utilizado evita a ação de cupins e o apodrecimento do material com facilidade; e na sofisticação: à madeira dá um toque especial nos brinquedos, deixando eles mais atrativos para os pequenos.

A desvantagem está no risco de alguma farpa, prego ou pedaço de madeira se soltar e machucar as crianças. Portanto, muita atenção durante a instalação. Além disso, realize manutenção preventiva regularmente.

 

Brinquedos de ferro

 

Dos dois modelos já apresentados esse é o que proporciona mais durabilidade e resistência que os demais, além de ser o mais encontrado em parquinhos públicos também. Nesse caso, os brinquedos para playground de ferro são recomendados para as crianças maiores, acima de 10 anos, que gostam de se aventurar ainda mais.

Mas atenção! O ferro é um material que se desgasta com facilidade. Logo, uma manutenção de seis em seis meses é fundamental, principalmente se os brinquedos ficam expostos diariamente ao sol e chuva. A segurança das crianças sempre em primeiro lugar.

Gostou das dicas? Pensando em instalar brinquedos novos no playground do seu condomínio ou residência? Venha conferir em nosso site os brinquedos para playground da Brubrinq.

RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades