8 mar

Como cuidar da saúde mental das crianças

Cuidar da saúde mental das crianças é tão importante quanto na vida adulta. Desde a infância enfrentamos problemas que não sabemos lidar. Toda criança tem uma personalidade única, algumas mais introvertidas, outras mais extrovertidas. É sempre importante ficar atento ao comportamento delas para saber quando algo de errado está acontecendo.

Mesmo sem nenhum comportamento negativo por parte dos pequenos, é importante desde cedo cultivar o bem estar mental deles. Por isso, no texto de hoje vamos falar sobre a importância de cuidar da saúde mental das crianças e como fazer isso. Confira!

Importância de cuidar da saúde mental das crianças

Quem acha que crianças não passam por problemas assim como os adultos estão muito enganados! Nossos pequenos podem enfrentar questões difíceis, como o bullying, por exemplo. Ou podem até mesmo desenvolver problemas mentais, como a depressão, seja por influência de algum acontecimento ou não.

Quando jovens, a nossa mente ainda está sendo moldada, ou seja, qualquer influência negativa pode permanecer até a vida adulta. Vamos deixar claro que é impossível as crianças estarem felizes o tempo todo. Elas irão sentir raiva, frustrações, decepções e tristezas.

Esses sentimentos negativos preparam a criança para a vida adulta e são completamente normais. O que deve ser uma preocupação é quando as crianças não sabem lidar com esses sentimentos, reprimindo-os.

Os acontecimentos da infância são marcantes para o resto da vida. Por isso, é necessário atentar-se a possíveis problemas na saúde mental das crianças. 

Como cuidar da saúde mental das crianças

Sabendo da sua importância, é hora de colocar em prática alguns cuidados com seu filho. Vamos listar algumas dicas valiosas a seguir.

1. Evite a sobrecarga mental e física

Muitos pais tendem a encher a rotina dos filhos com diversas atividades. É ótimo manter os pequenos ocupados com atividades, porém, é importante conhecer os limites. É importante ter um tempo livre, para descanso ou apenas para a criança fazer o que quer no momento.

2. Deixa a criança se expressar

É muito frustrante quando você, como adulto, não tem a oportunidade de falar o que pensa sobre alguma situação. O mesmo vale para as crianças. 

É imprescindível criar um ambiente em que as crianças possam se expressar, dizer sua opinião. Além disso, algumas crianças não sabem como expressar seus sentimentos com palavras, por isso é importante ficar atento ao comportamento delas.

3. Não esconda 

Muitos pais, na tentativa de proteger seus filhos, costumam esconder certas coisas deles. O que muitos deles não sabem é que as crianças tendem a perceber quando algo está errado no ambiente familiar. 

Esses acontecimentos, que impactam de alguma forma na criança, merecem ser esclarecidos para evitar sentimentos como a culpa e a solidão. 

4. Acolhimento familiar

Todas as dicas citadas anteriormente promovem a melhor forma de cuidar da saúde mental das crianças: o acolhimento familiar. 

Fazer a criança se sentir ouvida e acolhida por seus familiares garante que caso algum empecilho surja, ela busque ajuda de alguém. Ter uma boa relação com a família, principalmente com os pais, é essencial para as crianças.

Quando buscar um profissional?

Quando sinais mais graves surgirem, é hora de buscar ajuda profissional. Como pais, sempre tentamos o possível para garantir o bem estar de nossos filhos. Porém, é importante saber quando apenas a nossa ajuda não é o suficiente.

Caso houver comportamentos como alterações no sono, agressividade ou tristeza constante procure um profissional de confiança. Além disso, na hora escolher um profissional é importante que ele tenha especialização na saúde mental infantil. 

A saúde mental das crianças é um tema bastante delicado e que deve ser pensado com atenção. Se esse texto te ajudou de alguma forma, nos acompanhe em nossas redes sociais, no Facebook e Instagram, para mais conteúdos como esse!

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades