13 mai

Como identificar se o playground do condomínio é seguro?

No texto de hoje vamos falar sobre o lugar preferido das crianças dentro do condomínio: o playground infantil. E não é à toa que esse é local predileto delas, já que é onde elas podem brincar, interagir com as outras crianças e ainda por cima gastar a energia acumulada do tempo que passam dentro de casa. A seguir vamos saber como identificar se o playground do condomínio é seguro. Confira! 

Qual a importância em ter playground no condomínio?

Famílias com crianças geralmente procuram condomínios que possuam um espaço voltado para os pequenos, que permita que eles possam realizar suas atividades e brincadeiras em um local apropriado. Isso traz segurança e conforto tanto para as crianças, quanto para os pais que priorizam o bem-estar de seus filhos. 

Por isso, cada vez mais os condomínios se tornam aptos a ceder esse espaço aos moradores, para suprir as necessidades de toda a família. Uma das vantagens de ter um playground no condomínio é organizar o tempo dos pais, já que com a rotina sobrecarregada de trabalho e afazeres, muitos deles não conseguem levar os filhos ao parque para brincar regularmente. Porém, com um playground no condomínio fica mais fácil de realizar essa tarefa com certa frequência.. 

As atividades realizadas em playgrounds trazem grandes benefícios ao desenvolvimento infantil, assim como o estímulo a coordenação motora, o desenvolvimento cognitivo, motor e social das crianças. Por esse e muitos outros motivos é importante disponibilizar esse espaço para que os moradores façam uso.

Mas acima de todas as vantagens em contar com um playground infantil, há outro fator que é de extrema importância nesse caso – que é saber se o playground do condomínio é seguro o suficiente para que as crianças brinquem sem correr risco de se machucar. 

Afinal,como identificar se o playground do condomínio é seguro?

Antes de permitir que as crianças façam uso do playground do condomínio, diversos itens devem ser avaliados para garantir a segurança deles enquanto se divertem. Foi pensando justamente nessas questões que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) modificou algumas medidas das normas de segurança para playground no condomínio – conhecida como NBR 16.071. 

Confira nosso conteúdo explicando quais foram essas modificações nas normas de segurança da NBR 16.071: clique aqui para saber mais. Mas, além dessas normas regulamentadas, ainda existem outras formas para que você possa identificar se o playground do condomínio é seguro como, por exemplo:

Regras de utilização

Qualquer playground deve ter regras de utilização – regras essas que precisam ser aprovadas em assembléia com aceitação de grande parte dos moradores em conjunto. Essas normas servem para garantir a segurança das crianças durante o tempo que estiverem realizando suas atividades no playground do condomínio.

Nas regras devem constar a idade indicada para os brinquedos do playground, um horário estipulado para utilizar a área e que necessitam estar na presença de um adulto responsável.

Manutenção regular

A manutenção é uma das principais formas de garantir a segurança do playground do condomínio, para isso é fundamental realizar uma inspeção diária em todos os equipamentos e brinquedos dispostos nesta área. Durante a manutenção devem ser avaliados parafusos, apertos, encaixes, limpeza e cuidados preventivos.

Piso do playground

Analisando as condições físicas do local, o piso é um item de extrema importância para identificar se o playground do condomínio é seguro – tanto que essa questão está presente nas normas de regulamentação. 

Eventualmente, acidentes acontecem devido às quedas que as crianças sofrem enquanto estão brincando, justamente por isso o piso do playground deve ser adequado para amortecer a queda. Pisos emborrachados, a areia e a grama sintética – são os recomendados para áreas com essa finalidade.

Disposição e condição do playground

Outro item a ser analisado é a condição dos brinquedos do playground do condomínio. Os cantos devem ser arredondados, a tinta não pode estar descascando, as madeiras não podem estar soltando farpas – todos esses itens podem se tornar prejudiciais a saúde das crianças.

Sem contar que, os brinquedos devem estar dispostos com até 1.30 centímetros de distância entre um e outro, para garantir que os pequenos possam brincar com tranquilidade e proteção. 


Agora que você já sabe como identificar se o playground do condomínio é seguro, conte com quem entende do assunto – acesse nosso site e conheça os playgrounds Brubrinq!

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades