9 abr

Como organizar o tempo para brincar com os filhos?

Mesmo estando em casa neste período de quarenta, muitos pais ainda encontram dificuldades em administrar o tempo para dar conta de tudo – já que grande parte estão praticando atividades de home office e ainda assumindo os afazeres de casa e demais compromissos. Por isso, no texto de hoje separamos dicas que podem auxiliar você a organizar o tempo para brincar com os filhos. Veja!

Qual a importância em brincar com os filhos?

Essa questão de tirar um tempo livre para brincar com os filhos, pode parecer um pouco óbvia, porém, quando entendemos a real importância que esse nosso comportamento tem no desenvolvimento infantil, aí sim, essa se torna uma questão de prioridade. 

Passar um tempo com os pequenos traz tantos benefícios para eles – e mais ainda para nós, sem que ao menos nos demos conta disso. Como já citamos em outros conteúdos do nosso blog, a brincadeira é a melhor forma de fazer com que as crianças aprendam de uma forma lúdica e atrativa. 

É através da brincadeira que elas têm maior facilidade de aprendizado, estímulo à criatividade e autonomia. As brincadeiras se tornam vitais nessa fase da vida, pois auxiliam no desenvolvimento infantil, estimulando fatores sociais, cognitivos, emocionais, culturais e físicos. 

Quando as mesmas são realizadas dentro de casa, envolvendo a família, elas têm resultados ainda mais positivos, já que estreitam os laços familiares e fazem com que os pequenos criem memórias afetivas, que são muito importantes para personalidade. Quando os pais brincam com os filhos, eles permitem que as crianças conheçam todas as suas características e se familiarizem com elas – transmitindo segurança e confiança. 

Como é possível organizar o tempo para brincar com os filhos?

Separamos algumas dicas de como você pode organizar seu tempo, sua agenda de compromissos e ainda assim ter esse tempo essencial para brincar com os filhos. 

1. Compromisso na agenda

Falando em agenda, a primeira dica para fazer com que esse tempo de brincar com os filhos se torne rotina é: anote esse compromisso na sua agenda, assim como os demais. Isso mesmo, no próprio bloco onde você anota todos os seus afazeres importantes do dia, acrescente também um período para brincar com as crianças. 

2. Faça bom uso do tempo livre

Sabe aquele tempo livre que surge de vez em quando durante as atividades do dia? Por menor que ele seja, ele pode ser útil para realizar atividades de entretenimento com as crianças. 

3. Tarefas de casa também podem se tornar uma brincadeira

Pensando bem, porque não utilizar a rotina dos afazeres de casa nas brincadeiras do dia, não é verdade? Crianças adoram fazer atividades diferentes, e essa é uma ótima oportunidade para que você realize suas funções e ainda ensine os pequenos a importância de ter um lar organizado e limpo. 

Ao invés de fazer tudo sozinho enquanto as crianças ficam brincando no quarto, que tal convidá-las para arrumar a cama, ajudar a cuidar do jardim, preparar uma refeição, a servir a mesa, entre outras tarefas que podem ser divididas em família. 

4. Saia da rotina

Quando o assunto é diversão, não falta energia na criançada. Não deixe de sair da rotina, brincar com os filhos é uma ótima opção para estar sempre procurando novas tarefas para serem realizadas por toda a família. 

Pequenas coisas podem fazer grande diferença. Para passar o tempo juntos, não precisa de nada surpreendente, pode apostar que o simples dá certo. Um café na cama em família, um café da tarde preparado por todos com muito carinho, um banho de chuva, uma brincadeira no quintal ao ar livre, cabaninhas, hora da leitura, enfim, o que não faltam são opções de atividades para sair da rotina. 

5. Esteja preparado para brincar com os filhos

Sabemos que acompanhar o pique das crianças muitas vezes é cansativo, então esteja preparado para tirar um tempo para brincar com elas. Tente o máximo possível dormir bem, se alimentar bem, manter-se ativo – tudo isso para que você tenha disposição suficiente para seus pequenos. 


Agora que você já tem as principais dicas de como organizar melhor seu tempo para brincar com os filhos, que tal acompanhar todos os nossos conteúdos pelas redes sociais da Brubrinq? Lá você encontra muitos outros assuntos como este. Basta acessar nosso Facebook e Instagram.

RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades