25 out

Conheça os malefícios que o uso excessivo de aparelhos eletrônicos podem causar nas crianças

Está se tornando cada vez mais comum ver crianças e adolescentes usando aparelhos eletrônicos. Não podemos negar que de uns tempos pra cá, a tecnologia faz parte do nosso dia a dia e consequentemente da vida de nossos filhos. Mas que tipo de malefícios o uso excessivo desses aparelhos podem causar nas crianças?

Por trás da praticidade e comodidade que a tecnologia nos proporciona, infelizmente ela também tem seu lado negativo. Estudos revelam que o uso excessivo de aparelhos eletrônicos podem prejudicar a saúde física, mental e emocional das nossas crianças.

A saúde mental pode ser afetada com o aceleramento do crescimento cerebral que pode causar déficit de atenção, atraso cognitivo, distúrbios de aprendizado, diminuição da memória, aumento da impulsividade e falta de controle das emoções. 

A saúde física pode ser afetada por problemas como a obesidade infantil, dores de cabeça, insônia, problemas de visão e postura. Já a saúde emocional é afetada por condutas agressivas, irritabilidade, problemas emocionais e até isolamento social. E também o incentivo ao vício infantil, pois o uso em excesso desses aparelhos eletrônicos pode causar dependência. 

E qual a melhor providência que os pais devem tomar para prevenir todos esses malefícios? Sabemos que proibir o acesso pode não ser a atitude mais correta, pois o uso saudável, pode, sim, ser benéfico. A opção mais viável, então, é estabelecer regras – limitar a quantidade de horas que a criança pode utilizar seus aparelhos, sempre conversar com elas explicando os riscos do mundo virtual e qual a maneira certa de utilizar.

Vale lembrar que pode dar certo para alguns, mas nem sempre funcionará para todos. Cabe cada família analisar e adequar à sua realidade vivida. Leia também nosso conteúdo sobre os cuidados na hora de deixar seu filho brincar na internet. E para receber mais novidades, acesse nosso site e cadastre seu e-mail!

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades