4 dez

Por que você deve deixar seu filho brincar ao ar livre?

As brincadeiras mudam de geração para geração, porém uma questão que, mesmo com o passar dos anos, continua igual e todos nós concordamos, são os benefícios que o brincar ao ar livre proporciona para as crianças. 

Mesmo com a chegada da tecnologia, que encantou os pequenos para poder olhar um desenho ou jogar a partir da tela do celular ou computador, as brincadeiras em contato com a natureza e o ar puro, ainda agradam a criançada. 

No entanto, se você ainda tem receio em deixar seu filho brincar ao ar livre, esse texto vai esclarecer todas as suas dúvidas. Continue a leitura, descubra as vantagens e entenda como esse tipo de atividade pode fazer a diferença no desenvolvimento dos pequenos. 


Principais razões para deixar seu filho brincar ao ar livre 


1. Auxilia no aumento da imunidade infantil 

Com toda certeza, essa é uma das principais vantagens de deixar seu filho brincar ao ar livre. O contato com a natureza, a terra, a areia e o ar puro possibilita um aumento da imunidade infantil. 

Com isso, a criança cria anticorpos e se torna mais resistente para contrair doenças como a gripe, resfriado e até mesmo alergias comuns, em especial, no verão e na primavera. Estações com clima mais ameno e que o pólen das flores podem causar irritações nos pequenos. 

2. Ajuda na criatividade 

A criatividade já faz parte do universo infantil desde sempre, não é mesmo? No entanto, é importante estimular para que a criança queira aprender algo novo, para que ela busque desafios com frequência. E o brincar ao ar livre proporciona isso. 

Afinal, brincando ao ar livre, seu filho é incentivado a todo momento a descobrir novas sensações, cores, texturas e maneiras de tornar aquela atividade mais divertida. 

3. Estimula a socialização com outras crianças 

Sabemos que na atual situação que o nosso país e mundo vivem diante de uma pandemia, a socialização não pode acontecer. Porém, quanto tudo isso passar, deixar que seu filho tenha contato com outras crianças será fundamental para ajudar na interação com outros. 

A socialização infantil faz com que a criança aprenda a lidar com as diferenças, a esperar seu momento de brincar, saiba dividir os brinquedos, além de que, nos parques e espaços públicos, seu filho tem contato com pessoas de todas as idades, o que ensina a respeitar o próximo. Não podemos esquecer, é claro, da oportunidade de conquistar novos amigos – que ele irá levar para toda vida. 

4. Reforçar o equilíbrio e a noção espacial 

É durante a infância que as crianças dão seus primeiros passos e primeiras palavras. E muitas atividades ajudam a melhorar estes aspectos, entre elas está o brincar ao ar livre. O contato com um ambiente diferente, com mais espaço para correr, caminhar e se desenvolver, é fundamental para estimular o equilíbrio e a noção espacial.  

5. Melhora significativa na saúde 

De acordo com pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS), a miopia é uma das doenças que mais cresceram no mundo nos últimos anos. Uma das justificativas seria o aumento do tempo em locais fechados e com pouca iluminação, sem contar o uso em excesso da tecnologia. 

E conforme os especialistas, o brincar ao ar livre é uma das alternativas para amenizar esses impactos, principalmente nas crianças. O contato com ar puro, árvores e flores reforça essa parte do corpo dos pequenos também. 

6. Momento de explorar o mundo  

Brincar ao ar livre é a oportunidade também para que a criança possa explorar o mundo e tudo que ele tem a oferecer. Explorando o mundo, seu filho cria memórias especiais e aprende novas funções, a partir do contato com cada elemento diferente da natureza e do meio onde ele vive. 

As crianças precisam explorar o espaço onde vivem para conhecer a si próprios e os benefícios que a natureza pode trazer para seu aprendizado, autonomia e desenvolvimento. 

Viu como brincar ao ar livre pode trazer diversos benefícios para a saúde e crescimento do seu filho? Essa é uma maneira saudável de estimular o desenvolvimento das crianças. Para você que gostou deste conteúdo e quer conferir muitos outros sobre as curiosidades do universo infantil e os playgrounds Brubrinq, siga as nossas redes sociais: Facebook e Instagram

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades