19 ago

Saiba como ensinar a sustentabilidade para as crianças

Todos os anos a sustentabilidade é um tema recorrente pela sua grande importância. Por esse motivo, devemos ensinar a sustentabilidade para as crianças, para desde cedo, elas entenderem essa importância.

Mas, assim como outros temas, o ensino para crianças, principalmente as pequenas, não deve ser feito da mesma forma como para os adultos. Além do ensino que elas recebem da escola, é preciso trazer a sustentabilidade para dentro de casa.

No texto a seguir você vai conhecer algumas dicas de como ensinar a sustentabilidade de forma criativa para as crianças. Confira!

Dicas para ensinar a sustentabilidade para crianças

1. Lixeiras coloridas

A primeira dica para ensinar a sustentabilidade para as crianças de forma prática e divertida é com as lixeiras coloridas. A coleta seletiva serve, principalmente, para a separação do lixo de acordo com a sua composição. Portanto, o papel vai na lixeira azul, o plástico na vermelha, os metais na amarela, vidros na lixeira verde e os orgânicos na marrom.

Ensinar para as crianças o que cada uma significa é apenas o início. Para tornar ainda mais parte da rotina da família toda, dá para criar as lixeiras juntos dos pequenos. O bônus disso é que além do aprendizado, a reciclagem de materiais para a criação da lixeira ajuda no meio ambiente!

2. Horta

Cultivar plantas em casa é uma ótima maneira de ensinar a sustentabilidade para as crianças! Além disso, é uma forma de economizar e ter refeições mais saudáveis em casa. 

Mas os benefícios não param por aí. Cuidar de uma plantação em casa, junto do seu filho, dá a ele senso de responsabilidade e cuidado, além de aprender sobre as mais diversas plantas. 

3. Doação

A doação é um dos princípios básicos da sustentabilidade e deve ser ensinado para todas as crianças. A nossa dica aqui é fazer um dia da doação! Separe roupas, brinquedos, livros, ou qualquer outra coisa que não esteja sendo utilizada em casa.

É importante lembrar que as doações não devem conter objetos quebrados e roupas rasgadas! Se possível, busque consertar os itens antes da doação, ou seja, costure a roupa, cole o brinquedo quebrado, etc.

Além de ensinar a sustentabilidade para a criança, ensina a importância de compartilhar objetos que já não são mais utilizados. 

4. Brinquedos reciclados

Crianças adoram brincar! Por isso, nada melhor do que tornar a parte favorita do dia dos nossos filhos um pouco mais sustentável! Para soltar a criatividade, tanto das crianças quanto a sua, crie brinquedos com materiais recicláveis. 

Objetos que normalmente iriam para o lixo (cada um em sua lixeira, lembra?) podem virar brinquedos divertidos em poucos minutos. Garrafa pet, caixas de leite e papelão são apenas alguns materiais que podem ser reaproveitados para os novos brinquedos da criança.

É possível criar brinquedos diferentes ou recriar os clássicos que já existem. O conhecido jogo de damas é super fácil de ser recriado com  apenas papelão e tampas de garrafas! 

Viu como pode ser simples ensinar a sustentabilidade para as crianças? Tudo que precisamos é um pouco de criatividade para mostrá-las a importância de cuidar do nosso planeta! Para receber mais conteúdos como este, siga-nos no Facebook e Instagram

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades