25 nov

Como ficarão os espaços públicos após a pandemia?

Que a pandemia do coronavírus está deixando graves consequências, isso infelizmente já não é mais uma novidade. Os impactos negativos da Covid-19 foram em âmbito global, por isso ainda não seria possível listar tudo que mudou e que ainda pode mudar devido às atuais circunstâncias deste cenário que estamos vivendo.

Por isso, no texto de hoje, vamos abordar um assunto em específico relacionado ao pós pandemia: Afinal, como ficarão os espaços públicos após a pandemia? Quais são as perspectivas com relação a esses locais? Quais serão as principais mudanças que podem acontecer? Vamos conferir mais informações sobre o assunto, a seguir! 

Pandemia do COVID-19 e seus impactos 

A pandemia do coronavírus pegou todos de surpresa. O que muitos acreditavam ser uma quarentena de até 15 dias, acabou se estendendo por meses de isolamento social, que ainda não tem uma previsão de acabar. 

Como podemos acompanhar em livros de história, que contam os acontecimentos do mundo anos anteriores, sabemos que um cenário de pandemia sempre deixa rastros e causa fortes impactos na população de forma geral e, nesse caso, não está sendo diferente.

Um dos maiores impactos do coronavírus está sendo a mudança de comportamento das pessoas, a necessidade em mudar a rotina que sempre foi considerada comum e agora precisou se adaptar e criar um novo formato de ‘’normal’’. 

Entre as principais recomendações da Organização Mundial da Saúde para prevenção estão: 

  • Evitar aglomerações;
  • Manter o isolamento e distanciamento social;
  • Higienizar com frequência as mãos e objetos que vem de fora da casa;
  • Utilizar álcool gel para higienizar mãos e objetos;
  • Usar máscara sempre que sair de casa;  

Com o passar do tempo, as pessoas foram se acostumando em seguir esses hábitos para garantir sua própria segurança e daqueles que convivem. Mas a mudança não foi só em casa, ela precisou acontecer de forma geral: em empresas, mercados, farmácias, restaurantes, espaços privados e, principalmente, os locais públicos.  

Todos precisaram se adaptar e agir de forma adequada para evitar a disseminação e contágio do vírus. Ou seja, a cidade em si e o modo de vida urbana, precisou ser alterado. Diante disso, um questionamento que fica é: de que forma os espaços públicos precisam se adaptar para o futuro momento de pós pandemia?

Como ficarão os espaços públicos após a pandemia?

Hoje podemos dividir a população em dois grupos: aquele grupo de pessoas que estão cansadas de ficar em casa depois de tanto tempo de isolamento social e não veem a hora de poder sair e aproveitar a vida da forma o mais ‘’normal’’ possível. E aquele grupo que igualmente estão exaustos de permanecer em casa, porém, mesmo num momento pós pandemia, irão continuar receosos ao sair de suas residências. 

O fato é que, os espaços públicos após a pandemia vão precisar estar preparados e planejados para receber esses dois grupos de pessoas. Em muitos lugares, os decretos já estão ficando mais flexíveis, mas, desde que, todos sigam as orientações de segurança da OMS. 

E é exatamente isso que os espaços públicos vão precisar fazer, seguir as recomendações de proteção do órgão responsável, para prevenir e evitar o contágio do coronavírus, de forma que todos possam aos poucos voltar a utilizar as áreas de lazer que, neste momento que estamos passando, tem feito muita falta – principalmente para a diversão e entretenimento das crianças.  

O que será preciso mudar nos espaços públicos após a pandemia?

Acredita-se que depois de todo esse tempo em casa, as pessoas voltem a utilizar com mais frequência os espaços públicos após a pandemia. E essa será uma ótima oportunidade para incentivar maneiras de preservação ao meio ambiente, de incentivo à práticas saudáveis e, a longo prazo, fortalecer a vida urbana das cidades. 

Os espaços públicos após a pandemia deverão seguir algumas normas e criar determinadas estratégias para que todos possam aproveitar os locais com toda segurança. É necessário criar marcações de distanciamento físico, disponibilizar álcool gel ou alguma solução antibactericida para higiene, manter a manutenção de limpeza e higienização dos locais públicos, entre outras estratégias de proteção. 

Diante deste cenário, procure conteúdos que possam te ajudar a enfrentar os novos desafios do dia a dia. Se você gostou deste texto, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e confira muitos outros. Você vai encontrar muitas dicas de como lidar com a nova rotina das crianças dentro de casa, como incentivar os estudos online e muito mais!

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades