6 set

3 dicas para evitar acidentes no parquinho da escola

Quando pensamos em ambientes na escola para a diversão das crianças, com certeza o parquinho infantil é o primeiro que vem à cabeça, não é verdade? Mas outra coisa preocupa os pais: como evitar acidentes no parquinho da escola? 

O entretenimento pode dar lugar à preocupação quando os brinquedos não são bem cuidados ou ocorre algum incidente. Uma das formas para evitar acidentes no parquinho da escola é tomar algumas medidas de precaução 

Por isso, se você é diretor de escola, mãe ou pai, não pode perder o texto de hoje da Brubrinq. Preparamos algumas dicas de como evitar acidentes no parquinho da escola. Confira! 

Principais medidas para evitar acidentes no parquinho da escola 

1. Ter uma manutenção frequente 

A principal dica para evitar acidentes no parquinho da escola é a manutenção regular nos brinquedos. Com um cuidado periódico é possível perceber as falhas, se as peças estão enferrujadas, o piso não está desgastado, não há presença de farpas ou pregos aparentes, entre outros. 

Principalmente por se tratar de brinquedos que são usados diariamente e por um número considerável de crianças, o desgaste das peças é muito maior e mais rápido. O indicado, portanto, é fazer a manutenção de seis em seis meses. 

2. Verificar a faixa etária indicada 

Os playgrounds podem conter diversos tipos de brinquedos e, se tratando das escolas, o número de opções pode ser ainda maior, já que eles precisam dar suporte a todas as faixas etárias das crianças. 

Por isso, para evitar acidentes no parquinho da escola é fundamental verificar antes quais os brinquedos instalados e a faixa etária indicada para cada um. Crianças pequenas não podem usar os mesmos brinquedos que os maiores, e isso tem uma justificativa. 

Quanto menor for o aluno, menos entendimento ele terá sobre as habilidades do brinquedo. Isso acontece porque a coordenação motora e equilíbrio da criança ainda não estão bem formados, o que pode ser um fator para ocorrer uma queda de um brinquedo, por exemplo. 

Logo, é importante ter no espaço onde o playground está instalado uma placa indicando a idade para usar cada brinquedo.

3. Explicar para as crianças sobre os cuidados no parquinho 

Na escola, as crianças ficam muito tempo realizando uma mesma tarefa, seja aprendendo uma nova fórmula de matemática ou uma regra de português. Essa rotina acaba por deixar os pequenos agitados. 

Uma maneira de gastar a energia das crianças é no parquinho da escola, onde eles podem brincar e extravasar.  A agitação, porém, muitas vezes pode fazer com que as crianças não tenham um cuidado com o colega, e acabe ocorrendo empurrões e outros incidentes. 

Por essa razão, outro modo de evitar acidentes no parquinho da escola é explicar para os pequenos as regras para brincar no playground, como esperar a sua vez para brincar e  compartilhar o brinquedo com os colegas.

Atenção! outra forma de evitar acidentes no parquinho da escola é adquirindo um playground de qualidade, de uma empresa certificada, assim como a Brubrinq, que obedece todas as normas da ABNT para fabricação do produto. Além disso, as crianças devem estar sempre acompanhadas de um professor(a) ou monitor(a) responsável. 

Gostou das dicas? Quer saber mais informações sobre os playgrounds da Brubrinq? Entre em contato conosco e veja nosso catálogo de produtos.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades