10 jun

Confira os exercícios que ajudam a acalmar as crianças

Se os adultos já se sentem entediados dentro de casa, imagina as crianças que têm o dobro de energia acumulada. A sensação de tédio é redobrada também. E nesse momento de isolamento social, é época em que os pequenos estão mais agitados e ansiosos ainda, e isso não faz bem para o desenvolvimento infantil. Por isso que hoje vamos citar 5 exercícios que ajudam a acalmar as crianças em casa. Confira!

Vamos conferir os 5 exercícios que ajudam a acalmar as crianças!

Crianças não gostam de ficar paradas: e isso é bom, é sinal de saúde e energia. Justamente por esse motivo, que elas sentem a necessidade de estar o tempo todo fazendo algo, brincando ou praticando alguma atividade. E quando isso não acontece, elas naturalmente ficam mais agitadas.

Diante deste momento de quarentena em que estamos passando, é muito comum que os pequenos sintam-se assim dentro de casa, afinal a rotina deles também foi afetada por não poder ir à escola, aos parques, brincar com outros amiguinhos.. isso tudo interfere no seu comportamento. 

Portanto, vocês (pais) precisam procurar atividades que possam ser realizadas em casa, de forma que auxiliem os seus filhos a se manter ocupados e produtivos, para que não sintam tanto impacto na rotina. E também para que se sintam confortáveis, não deixando a ansiedade tomar conta. 

1. Quem canta seus males espanta

Pois bem, um ditado que fala por si só: quem canta seus males espanta. A música tem um poder muito grande e um dos seus benefícios é reduzir os picos de ansiedade, diminuir o estresse e até mesmo melhorar a sensação de bem-estar e de humor. Isso acontece porque nosso corpo libera endorfina. 

Com as crianças essa prática não é diferente. Por isso, tente criar um momento de descontração em que você e elas possam escutar músicas que apreciem. É importante deixar que as crianças escolham as músicas que mais gostam de ouvir, afinal a música é um instrumento tranquilizador para os seres humanos e esse pode ser um dos exercícios que ajudam a acalmar as crianças.

2. A respiração é a melhor amiga do relaxamento

A primeira técnica utilizada para fazer com que o corpo e a mente se acalme, é controlar a respiração. Esse é um processo que praticamos involuntariamente, porém muitos não sabem o poder que a respiração tem sobre nosso corpo. Para começar ensinar às crianças um pouco mais sobre a respiração, podemos falar sobre o caminho que o ar percorre pelo corpo humano. Você pode fazer uma brincadeira de forma lúdica explicando esse processo.

3. Um amiguinho para respirar melhor

Mais um dos exercícios que ajudam a acalmar as crianças é praticar a respiração com algum bichinho de pelúcia, brinquedo ou algo do tipo. Peça que os pequenos se deitem, coloquem seu amiguinho de brinquedo em cima da barriga e após para que eles respirem e soltem o ar profundamente. 

Por fim, peça para que as crianças prestem atenção no movimento que sua barriga faz com o ursinho. Essa técnica faz com que os baixinhos se concentrem na respiração de forma lúdica, e esses movimentos vão ajudar para que aumente a sensação de relaxamento. 

4. Um lugarzinho de paz

Fazer com que as crianças trabalhem a mente também é uma forma de auxiliar no seu relaxamento – ainda mais que a imaginação e a criatividade não faltam nos pequenos. Essa técnica é um dos ótimos exercícios que ajudam a acalmar as crianças. Você pode montar um ambiente agradável e brincar de criar histórias com elas. Peça que as crianças fechem os olhos e comecem a imaginar um lugar onde elas sintam-se bem, assim gradativamente vá estimulando sua imaginação.

5. Massagem

Quem não gosta de uma massagem relaxante, não é mesmo? Essa é uma das técnicas que mais proporcionam relaxamento e tranquilidade ao mesmo tempo. Aproveitando a dica anterior, este exercício também deve ser aplicado em um local aconchegante, com uma música ambiente, um espaço confortável, para que realmente faça um efeito positivo nos pequenos. 

Uma dica valiosa para praticar os exercícios que ajudam a acalmar as crianças é que sejam praticados em espaços mais desconectados, longe de celulares, televisores e videogames. 


Agora que você já aprendeu sobre alguns dos exercícios que ajudam acalmar as crianças é hora de colocar essas dicas em prática! Para acessar mais conteúdos educativos como este, siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades: Facebook e Instagram.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades