16 jan

Existe idade certa para levar as crianças no playground?

Que as crianças adoram se aventurar – isso não é novidade – afinal somente assim conseguem ter conhecimento sobre o ambiente que vivem. Para isso, se “arriscam” em brinquedos e parquinhos como forma de descobrir habilidades. No entanto, esse momento de diversão gera algumas dúvidas entre os pais, em especial: qual a idade certa para levar as crianças no playground? 

O playground é um ambiente dedicado para o entretenimento das crianças e como relatado em alguns de nossos textos aqui do blog apresenta diversos benefícios para o desenvolvimento motor, cerebral e até mesmo social dos pequenos. Porém, o espaço apresenta também seus cuidados para que não ocorram incidentes. 

Por esse motivo é necessário atenção especial para a idade recomendada em cada um dos brinquedos. Para que você entenda melhor qual a faixa etária para levar as crianças no playground, continue acompanhando esse conteúdo da Brubrinq. Confira as dicas abaixo! 

Crianças no playground: uso do parquinho de acordo com a faixa etária

Crianças de até 5 anos 

A primeira faixa etária é dedicada às crianças menores de 5 anos. Como nesse período os pequenos estão em progresso, aprendendo a andar e ter equilíbrio, o uso do parquinho deve ser mais cauteloso. 

O recomendado é que os brinquedos sejam de plástico, sem pontas ou pontas arredondadas como casinha, gangorra e trenzinho para prevenir que partes do produto machuquem os pequenos enquanto brincam. 

Além disso, os brinquedos precisam estar o mais próximo do chão possível, para que em caso de queda, as crianças no playground não se firam, principalmente com gravidade. Outra dica é o playground contar com piso emborrachado, que ameniza o impacto em quedas. 

Crianças de 6 a 10 anos

Nesta faixa etária as crianças já possuem maior conhecimento sobre suas habilidades e os riscos de se aventurar em brinquedos mais perigosos. Portanto, para as crianças no playground de 6 a 10 anos é indicado os produtos de madeira plástica, assim como os encontrados aqui na Brubrinq. O piso, nesse caso, pode ser o emborrachado ou a grama sintética. 

Detalhes sobre o playground de madeira plástica: A madeira plástica é um item que imita a madeira tradicional, porém muito mais seguro e sustentável, já não utiliza árvores para produção. Os playgrounds de madeira plástica não apresentam riscos de felpas e parafusos soltos, além disso, seu material é mais resistente contra ação do tempo. 

Crianças a partir de 10 anos

Aos 10 anos a formação está mais completa, logo, as crianças no playground dessa idade querem se divertir em brinquedos mais radicais e robustos. Por isso que para essa faixa etária os balanços, escorregadores, túneis e pontes são ótimos e fazem sucesso entre a garotada. O piso recomendado é a grama sintética. 

Atenção! É importante ressaltar que independente da idade da criança é essencial que os pequenos contem sempre com a supervisão de algum adulto. 

Como você pode verificar a idade ideal para levar as crianças no playground depende do tipo de brinquedos e cuidados existentes no espaço. Quer saber mais informações sobre o catálogo de playgrounds Brubrinq? Siga nosso Facebook e Instagram e confira as novidades.

RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades