Estamos enfrentando problemas com nosso WhatsApp. Se desejar falar conosco, envie seu contato aqui
10 mai

Entenda a importância da boa relação entre mãe e filho

A relação entre mãe e filho pode ser sim considerada como o laço mais importante da vida de uma criança. A união entre os dois começa antes mesmo do nascimento e levar essa união para o resto da vida é benéfico em vários sentidos.  

No texto a seguir vamos falar porque essa relação é tão importante, ou seja, o que faz ela ser essencial em nossas vidas. Além disso, vamos dar dicas de como recuperar ou fortalecer ainda mais essa relação.

Boa leitura!

Por que a relação entre mãe e filho é tão importante?

Podemos resumir a importância da relação entre mãe e filho com o simples fato de ela ser a primeira conexão existente na nossa vida. Mas, essa conexão, apesar de ser única, precisa ser constantemente trabalhada. 

Uma boa relação não se resume apenas a se tratar com respeito, que deve ser a base de todos os relacionamentos. Deve ter, além disso, companheirismo e amizade. 

Existem diversos estudos que comprovam a importância desta relação. A falta dela pode trazer diversos problemas na vida adulta da criança. Um desses problemas é relacionado ao comportamento agressivo que a pouca aproximação entre mãe e filho causa.

Ainda falando sobre saúde mental, a proximidade entre mãe e filho evita comportamentos tóxicos na vida adulta. Um estudo feito pela Associação Americana de Psicologia, afirma que, meninos com essa aproximação têm menos tendência a ter o estereótipo hiper-masculino. 

Esse estereótipo também impõe um comportamento agressivo e defensivo visto em muitos homens adultos. 

Esse estudo também constatou que as crianças têm amizades mais saudáveis durante a infância. Além disso, possui menos chances de desenvolver ansiedade e depressão.

Outro fator importante a ser considerado é a melhoria do desempenho escolar. As mães oferecem um suporte que faz com que a criança desenvolva uma inteligência emocional. 

Essa inteligência a torna mais estável e capaz de lidar com sentimentos negativos, como a pressão que a escola pode impor nela. 

Como melhorar a relação entre mãe e filho?

É importante ressaltar que a proximidade deve ser fluida e acontecer naturalmente, sem forçar ou obrigar a criança a nada. Vamos a seguir, dar algumas sugestões simples que são bastante efetivas para essa conexão.

1. Leia para seu filho

Muitas mães desconhecem a importância deste ato. Além de estabelecer uma boa relação, ajuda no aumento do vocabulário, concentração e novos conhecimentos adquiridos pelos livros. 

Portanto, tire um tempinho para focar nessa atividade, que traz diversos benefícios para criança. 

2. Tenha interesse pela vida da criança

Aqui, é importante ser uma boa ouvinte! Se interesse pelos interesses da criança, sejam eles a escola ou amigos. Essa conversa cria um sentimento de empatia, e assim, a criança se sentirá mais acolhida. 

3. Tarefas domésticas

Nós sabemos que algumas crianças podem ser resistentes na hora de realizar as tarefas de casa, como lavar a louça, por exemplo. Realizar essas tarefas juntos ensina sobre a importância delas e ainda é um tempo que vocês podem aproveitar juntos!

A relação entre mãe e filho deve ser sempre cultivada! Esse texto foi útil para você? Se sim, nos siga no Facebook e Instagram e confira outros conteúdos como esse!

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades