14 out

Qual a importância da vitamina D para saúde das crianças?

Uma infância saudável precisa de muitas vitaminas e nutrientes. E é sobre isso que vamos falar no texto de hoje. Sobre uma das vitaminas mais importantes para um bom desenvolvimento infantil: a vitamina D. Vamos entender um pouco mais sobre a importância deste item para as crianças e como ela ajuda a manter a saúde dos pequenos em dia. 

Tenha uma boa leitura!

Qual a finalidade da vitamina D?

O desenvolvimento infantil é de extrema importância na vida das crianças, é nessa fase que elas passam por transições e alterações que definem o seu crescimento. E a vitamina D também faz parte desse processo, sendo essencial para uma vida saudável, não somente na infância, mas tendo reflexos depois de adulto também. 

Mais conhecida como a vitamina do sol, a vitamina D é muito mais que um nutriente, ela é um hormônio essencial para o corpo. Ela promove o bom funcionamento do sistema imunológico, auxiliando assim, na prevenção de doenças, além de ser responsável pela absorção de cálcio nos ossos. 

Quais os principais benefícios da vitamina D para as crianças?

Separamos alguns dos principais benefícios da vitamina para a saúde das crianças. A lista de vantagens é bem extensa e elas são dos mais diversos, como, por exemplo:
fortalece os ossos;

– fortifica os dentes;

– ajuda no processo de aprendizagem;

– auxilia na prevenção de doenças;

– ajuda no crescimento das células e na utilização de energia;

– é eficaz em controlar o diabetes;

– auxilia no bom funcionamento dos músculos e nervos;  

Quais as consequência do déficit da vitamina D no organismo?

Diante de tantos benefícios, também é preciso ter conhecimento sobre as prováveis consequências associadas ao déficit de vitamina D. O déficit está associado a casos de diabetes, alergias, doenças auto imunes, obesidade e raquitismo.

Como essa vitamina promove a absorção de cálcio aos ossos, a falta dela, faz com que a estrutura óssea se torne mais frágil – o que é facilita possíveis fraturas. Essa doença é conhecida como raquitismo.

Principais fontes de vitamina D

A vitamina D é conhecida como vitamina do sol, e não é à toa, pois quando a pele é exposta ao sol, o organismo é capaz de produzir a vitamina pela incidência dos raios ultravioletas tipo B (UVB).  

Ainda não existe um tempo específico para que a pessoa tome sol suficiente para manter seus níveis de vitamina D, mas segundo alguns estudos, a recomendação é que uma pessoa precise ficar de 5 a 30 minutos no sol, pelo menos duas vezes na semana (lembrando que é um sol direto) sem a proteção de roupas e protetor solar. 

O sol pode ser responsável pela vitamina D de 80% a 90% em média. Mas, também existem alguns alimentos que são fontes da mesma, como, por exemplo: bife de fígado, gema de ovo, atum, sardinha, salmão, cogumelos, ostra, leite fortificado e muitos outros. 

Existem alguns casos de déficit de vitamina D, que é necessário o consumo de suplementação para regular os níveis de vitamina no organismo. 

A vitamina D na infância

É indicado que durante a infância, as crianças consigam obter as vitaminas e nutrientes necessários, de uma forma natural, para que seu desenvolvimento seja o mais saudável possível. E com a vitamina D, não é diferente. Por isso é tão importante estimular os pequenos a terem uma alimentação saudável e praticar atividades ao ar livre

Confira nosso conteúdo exclusivo com 5 dicas para controlar a alimentação das crianças em casa: clique aqui para acessar o texto na íntegra. 

O recomendado é criar o hábito e permitir que as crianças tomem de 15 a 20 minutos de sol por dia. Que essa exposição seja nos horários recomendados, em que as temperaturas não são tão altas, evitando – por exemplo – o horário de meio dia. 

Podemos entender um pouco mais sobre essa vitamina e a importância que ela tem em nossas vidas e manutenção da saúde das crianças. Agora é só colocar as dicas e cuidados em prática!


Se você gostou deste conteúdo, pode conferir muitos outros seguindo nossas redes sociais. Ficando sempre por dentro de todas as novidades, principalmente do mundo infantil. Siga a Brubrinq  agora mesmo no Facebook e Instagram.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades