6 ago

Confira 6 jogos educativos que ajudam no aprendizado infantil

Jogos educativos são um dos maiores aliados quando o assunto é  aprendizado infantil. Se a atividade preferida das crianças é brincar, porque não utilizar isso a favor da educação? Tanto nas escolas quanto em casa, a prática desse tipo de brincadeira deve ser incentivada para estimular o aprendizado das crianças. Por isso hoje separamos dicas de alguns jogos que cumprem muito bem esse papel. Confira a seguir!

Qual a importância dos jogos educativos no aprendizado infantil?

As crianças têm imaginação e criatividade de sobra e é isso que os jogos educativos estimulam, tornando-as mais dinâmicas, ativas e com raciocínio rápido. Cada faixa etária precisa ser estimulada de maneiras diferentes, mas a regra geral é fazer com que de forma lúdica os pequenos absorvam algum aprendizado com as brincadeiras.

Estudos apontam que os jogos educativos são essenciais na evolução da linguagem, na vivência de novas experiências, no entendimento de regras sociais e na convivência em grupo. Por esses e muitos outros motivos, cada vez mais essa metodologia é implementada no ensino, desde os primeiros anos na escola.  

6 dicas de jogos educativos que ajudam no aprendizado infantil

Existem jogos educativos para diversos tipos de estímulos. Jogos que auxiliam na alfabetização, na socialização, no raciocínio, na lógica.. e por aí vai. É só você escolher qual finalidade vai trabalhar com o seu filho. 

Labirinto 

Esse é um dos jogos educativos que se adequa a todos os tipos de idades. Por ser uma brincadeira que varia de nível de dificuldade e pode ser produzido de diversas formas, ele abre essa possibilidade de se adaptar. 

O jogo de labirinto pode ser daquele já pronto (de revistinhas) ou ser aqueles ‘’faça você mesmo’’- que é uma ótima opção para interagir com as crianças e estimular a criatividade ao mesmo tempo. Além disso, você pode criar labirintos utilizando vários objetos: canudos, papelão, lego, papel higiênico, entre outros. 

Faça você mesmo

E por falar em ‘’faça você mesmo’’, essa também é uma ótima opção para praticar com as crianças. Esse termo e também tendência entra na moda ressignificando tudo aquilo que utilizamos as próprias mãos para produzir. 

Essa é uma atividade que pode trazer grandes benefícios para os pequenos, pois além de estimular a criatividade, é um momento de interação com os pais. Existem diversos brinquedos e jogos que podem ser produzidos em casa: jogos de tabuleiro, brinquedos de papéis, de tecidos, até onde for a imaginação.

Jogos de alfabetização

A alfabetização é um mundo de descobertas! É a emoção para as crianças que aprendem novas palavras e para os pais que as escutam. Muitos jogos educativos auxiliam nesse processo, assim como: caça palavras, stop, cubos com letras, jogo da forca, palavras cruzadas, jogo do alfabeto, jogo das vogais e consoantes, entre muitas outras opções. 

Jogos de números

A matemática faz parte das nossas vidas, mas muitas vezes os pequenos apresentam dificuldades em colocá-la em prática. Por isso é tão interessante realizar jogos educativos que auxiliem nesse processo de aprendizagem dos números e quantidades. Um dos mais conhecidos é o brinquedo ábaco, que é representado de uma forma lúdica e pode auxiliar no processo de somar e subtrair. 

Jogos educativos online

Essa é uma boa oportunidade de utilizar a tecnologia a fazer do aprendizado infantil. Existem muitos jogos educativos no mundo online que ajudam no âmbito do desenvolvimento cognitivo, motor e cerebral das crianças. Os jogos online ganham a atenção dos pequenos pelas cores, desenhos, interação com a telinha, e ainda cumprem o papel de ensinar. 

Jogos dinâmicos e interativos

Além de todas as vantagens que a prática de jogos educativos traz, o aprendizado é ainda maior se esses eles forem praticados em grupos. A interação social entre as crianças faz com que elas sintam-se mais seguras e confiantes para expor suas opiniões e aprender a lidar e conviver em grupo. Confira um de nossos conteúdos exclusivos, em que abordamos a importância das dinâmicas em grupo para as crianças: clique aqui. 


Em tempos de quarentena, essas dicas de jogos educativos vieram em boa hora, não é mesmo? Agora é só reunir as crianças e colocar em prática, elas vão adorar a ideia! Se você gostou deste conteúdo, siga nossas redes sociais Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as novidades da Brubrinq. 

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades