Estamos enfrentando problemas com nosso WhatsApp. Se desejar falar conosco, envie seu contato aqui
19 ago

Manutenção ou troca do playground: saiba qual é o ideal

O playground é, para as crianças, um lugar de diversão e muita brincadeira. Mas, para os adultos que são responsáveis por esse espaço tão importante, alguns fatores devem ser considerados sempre. A manutenção ou troca do playground é uma das principais preocupações, gerando muitas dúvidas. 

Devo realizar a manutenção do playground? Ou devo trocá-lo completamente? O que fazer para torná-lo seguro? Essas são apenas algumas das dúvidas relacionadas aos parques infantis, e neste texto nós vamos respondê-las. Confira a seguir se o playground do seu condomínio ou escola precisa de renovação ou manutenção!

Manutenção ou troca do playground?

1. Realize vistorias diárias

Quando falamos de playgrounds, e a segurança deles, as vistorias são indispensáveis! Mas, calma! Não precisa contratar um profissional para, todo dia, realizar a vistoria! Ela pode ser feita por quem for o responsável pelo parque infantil, seja ele na escola ou no condomínio.

As vistorias são uma forma eficiente de garantir o bom estado de conservação dos brinquedos. E, além disso, podem responder se é necessário a manutenção ou troca do playground.

Durante as vistorias, procure quaisquer falhas que os brinquedos possam apresentar. Por exemplo, busque por parafusos soltos, tinta solta, entre outros. Dessa forma, se as falhas forem simples de serem corrigidas, apenas a manutenção é necessária, caso contrário, considere substituir o brinquedo.

2. Considere o tempo dos equipamentos

Brinquedos para playground, infelizmente, tem seu período de garantia estabelecido, o que é um fator determinante para a sua troca. Muitas vezes, realizar manutenções pode não ser o suficiente para consertar o playground, sendo a única opção a troca.

Além disso, em caso de troca, é importante ficar atento ao material dos equipamentos. Adquirir brinquedos com um material resistente evita a manutenção ou troca do playground recorrente. O material mais recomendado para playground é a madeira plástica, que possui mais resistência, comparado a outros. 

3. Frequência de manutenções

A quantidade de manutenções realizadas nos brinquedos é um fator importante para saber se é necessário a manutenção ou troca do playground. Neste caso, a resposta é óbvia! Em brinquedos que constantemente necessitam de manutenção, a única solução é a troca.

E nisso, a questão econômica fala mais alto. Afinal, os gastos com muitas manutenções podem ser altos, e em alguns casos, ultrapassando o preço de um novo. Portanto, avalie economicamente se o que vale mais a pena no momento é a manutenção ou a troca do playground. Lembre-se que o estado de conservação do brinquedo deve ser considerado. 

4. Estado de conservação

Relacionado ao tempo de uso do brinquedo, o estado de conservação é decisivo para a manutenção ou troca do playground. Em casos onde o parquinho infantil da escola ou condomínio é abandonado, independente do tempo, revivê-lo pede mais do que pequenas manutenções.

Ao contrário das vistorias, para avaliar o estado de conservação do seu playground a análise é mais profunda. Aqui, a norma ABNT para playground pode ser consultada para garantir ainda mais a segurança do brinquedo. Além disso, a consulta de uma equipe técnica especializada é uma ótima ajuda para avaliar o estado de conservação do seu parque infantil. 

E aí, já sabe se necessita de manutenção ou troca do playground? Independentemente da decisão, a Brubrinq tem o que você precisa. Entre em contato conosco quando quiser e saiba como podemos te ajudar!

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades