7 jan

Matrícula na pré-escola: qual o momento certo para as crianças?

Quando chega o momento de dar início a educação infantil de forma didática, muitos pais acabam se encontrando em um emaranhado de incertezas. Por esse motivo, no texto de hoje, vamos esclarecer as principais dúvidas referentes à matrícula na pré-escola e quais os aspectos que devem ser analisados nesta fase. 

Vamos conferir mais informações sobre o assunto, a seguir!

A matrícula na pré-escola

Tem idade certa para iniciar na educação infantil? É obrigatório em uma determinada idade realizar a matrícula na pré-escola? Quais são os benefícios que essa nova fase traz para a vida das crianças? Pois bem, pudemos perceber que dúvidas não faltam quando o assunto é educação infantil. 

Segundo a Emenda Constitucional n°59, de 11 de novembro de 2009, é a partir do ano citado – que se tornou obrigatória a matrícula na pré-escola para as crianças a partir de 4 e 5 anos completos. As considerações da emenda alegam que é dever dos pais matricular os filhos nas escolas e dever dos municípios ofertar vagas suficientes para atender essa demanda.

Muitos pais matriculam seus filhos em creches e escolas antes mesmo desta idade que se tornou obrigatória, levando em consideração todos os benefícios que a convivência escolar traz para o desenvolvimento infantil. Porém, para aqueles que ainda não estão inseridos na educação infantil, a partir dos 4 anos se torna obrigatório a matrícula na pré-escola. 

Quais são os benefícios da matrícula na pré-escola para o desenvolvimento infantil?

Existem diversos motivos para ingressar as crianças o quanto antes na educação infantil, isso porque a convivência no âmbito escolar auxilia fortemente o crescimento dos pequenos – em todos os aspectos. 

O desenvolvimento infantil é um processo gradativo, e cada vez mais as crianças precisam ser estimuladas para incentivar cada parte do seu crescimento. E é aí que entra a educação infantil, que é totalmente voltada a criar esses estímulos de forma didática e dinâmica, para que ela possa aprender e, ao mesmo tempo, desenvolver seus sentidos físicos, cognitivos, sociais e emocionais.  

Entre os benefícios da educação infantil estão:

  • Desenvolver as competências linguísticas;
  • Aprender a lidar com regras, rotinas e tarefas;
  • Melhorar a forma de se expressar e de explicar suas vontades;
  • As crianças se integram melhor socialmente, aprendendo a conviver em grupo;
  • Se tornam mais confiantes, seguros e ganham mais autonomia;
  • Melhora a coordenação motora;

Como tomar a decisão de realizar a matrícula?

Como citamos acima, a escola é um ambiente criado especificamente para cuidar da educação infantil. Então é desenvolvida uma dinâmica que possa transmitir conhecimento e aprendizado de forma organizada, onde todas as atividades são elaboradas, refletidas e planejadas – cada uma com a sua finalidade. 

As crianças aprendem através de desafios, de brincadeiras e atividades. E um ambiente atrativo e estruturado tende a incentivar ainda mais esse aprendizado. Portanto, a decisão de realizar a matrícula na pré-escola deve ser tomada com base nesses benefícios voltados ao desenvolvimento dos pequenos. 

Encontre uma creche ou escola que atenda às suas necessidades e as necessidades dos seus filhos. Hoje, muitas instituições criam um programa de adaptação para as crianças irem se soltando aos poucos. 

Segue, aqui, algumas dicas para auxiliar nesse processo:

  • Visite escolas até encontrar aquela que mais se identifica;
  • Encoraje as crianças a irem a escola, tente demonstrar quais serão as vantagens que isso trará para elas;
  • Procure realizar a matrícula no início do semestre, para que seu filho comece junto com a turma e não sozinho;

Outra dica essencial para esse processo da educação infantil, é que a família deve ser extremamente participativa. O ambiente escolar e o familiar precisam estar alinhados de forma harmônica, para que a criança receba o melhor dos dois lados. 

Pais e professores precisam dialogar constantemente e assim encontrar as melhores formas e estratégias para auxiliar no desenvolvimento infantil das crianças de forma conjunta. 

Com o esclarecimento de muitas das dúvidas sobre a educação infantil e a matrícula na pré-escola, é hora de avaliar o caso de cada criança e identificar se está na hora de ingressar na escola! 


Com essas dicas ficou um pouco mais fácil tomar essa decisão tão importante, não é mesmo? Se você gostou deste conteúdo, siga nossas redes sociais e fique por dentro de muitas outras novidades: Facebook e Instagram.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades