24 abr

Conheça os mitos e verdades sobre playground infantil

Muitos pais e educadores ainda encontram dúvidas quando o assunto é a ligação entre desenvolvimento infantil e playgrounds. Por isso, hoje, a Brubrinq separou uma relação de mitos e verdades sobre playground infantil, para te ajudar a entender um pouco melhor sobre o tema e esclarecer os principais questionamentos. 

Conheça mitos e verdades sobre playground infantil

Os espaços de lazer com playground infantil são conhecidos por entreter as crianças e proporcionar momentos de diversão a elas, mas esse produto vai muito além destes atributos. Esses ambientes são criados exclusivamente com o intuito de auxiliar no desenvolvimento infantil, ajudando a estimular as habilidades motoras e cognitivas dos pequenos.


1. Playground infantil não é um brinquedo seguro para as crianças?

MITO. Essa é uma afirmação que depende única e exclusivamente da qualidade que o brinquedo oferece para as crianças – assim como qualquer outro brinquedo. É preciso que o responsável pelo playground escolha uma empresa de confiança e especializada, que forneça um produto de qualidade, para garantir o máximo de proteção aos pequenos quando utilizarem os brinquedos. Outra conduta que garante a segurança das crianças, é que tenha sempre a presença de um adulto por perto, para intervir as ações de riscos, caso necessário. 


2. É necessário realizar manutenções em playgrounds infantis?

VERDADE. Sim, entre os mitos e verdades sobre playground infantil estão as manutenções. Pois essa é uma verdade. São necessárias manutenções nos parquinhos, tanto manutenções preventivas como as corretivas. Hoje, muitas empresas especializadas já oferecem esse tipo de serviço, até mesmo reformas e montagens de playgrounds. 

Essas manutenções devem ser realizadas constantemente para garantir a segurança das crianças ao fazer uso do playground, seja ele instalado em casa, condomínio ou em local público – os responsáveis pelo brinquedo devem manter as manutenções sempre em dia. 

Existem alguns tipos de assistências que devem ser feitas nos playgrounds, como, por exemplo: 


– manutenção de rotina: uma conferência simples, sempre que o playground for ser utilizado, para verificar a existência de possíveis problemas como objetos quebrados, farpas e pregos para fora;

– manutenção registrada: realizada – de preferência – uma vez por mês para checar o desgaste dos brinquedos;

– manutenção certificada: feita cerca de duas vezes por ano, de uma forma mais criteriosa, com emissão de laudo técnico;

3. Playground só serve para distrair as crianças? 

MITO. O uso do playground estimula o desenvolvimento infantil de diversas formas. O parquinho é produzido especialmente para o uso das crianças, o que cria um ambiente em que elas se sentem confortáveis para brincar e explorar suas habilidades.

Brincar em um playground faz com que os pequenos realizem esforços físicos, o que estimula o crescimento e o fortalecimento para a prática de atividades físicas, colaborando também na coordenação motora, no incentivo da criatividade e, principalmente, na socialização com outras crianças. 


4. Crianças de qualquer idade podem fazer uso de playgrounds?

VERDADE. Sim, crianças de qualquer idade podem fazer uso do parquinho. Porém, sempre respeitando, é claro, a faixa etária indicada de cada brinquedo sugerida pelo fabricante. Existem vários tipos de brinquedos para playground que atendem diferentes idades, e quem faz a recomendação é o próprio fabricante – indicação essa que deve ser respeitada para a segurança dos pequenos. 

Para os playgrounds mais comuns encontrados em áreas públicas e condomínios, geralmente a primeiro idade indicada é acima de cinco anos, em que os brinquedos já exigem um pouco mais de coordenação e equilíbrio. 

5. Todos os playgrounds são produzidos da mesma forma?

MITO. Essa afirmação não é correta, cada empresa trabalha de uma forma diferente – assim como é na produção de outros brinquedos infantis. Existem muitas opções de playgrounds, diversos tipos de materiais, de acabamentos e muitos outros detalhes que diferenciam um playground do outro.

Por isso é tão importante saber escolher qual empresa que vai produzir o seu playground. Antes de optar, pesquise o histórico da mesma, quanto tempo ela está no mercado, qual a recomendação dela por outros clientes. 

Para garantir a escolha de um bom produto que traga segurança para as crianças e evite futuras complicações, conte com uma empresa especializada como a Brubrinq – que está presente no mercado há mais de 22 anos.


O objetivo dessa relação de mitos e verdades sobre playground infantil foi para ajudar a esclarecer as principais dúvidas que ainda restavam sobre o assunto. Para acompanhar mais temas como esse, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades