5 fev

Qual o papel dos brinquedos na educação infantil?

Os brinquedos remetem às lembranças mais significativas da infância. Afinal, quem não recorda da boneca, do carrinho, ou do joguinho que acompanharam os primeiros anos de vida até início da adolescência, não é mesmo? O papel dos brinquedos na educação infantil é fundamental não somente para o entretenimento, mas também para o desenvolvimento do adulto de amanhã. 

Independente do ambiente que as crianças estejam, seja na escola ou em casa, os brinquedos ajudam no desenvolvimento da imaginação, de habilidades motoras e cerebrais e na personalidade dos pequenos. O papel dos brinquedos na educação infantil é a maneira de aliar educação e diversão num mesmo objeto. 

Porém, não é somente esse o papel dos brinquedos na educação infantil. Para explicar mais alguns dos seus diferenciais, a Brubrinq preparou esse conteúdo. Confira a seguir as dicas que separamos da importância desses passatempos para os pequenos. 

Boa leitura! 

O papel dos brinquedos na educação infantil 

Aqui, no nosso blog, você já pode conferir os diferenciais que as brincadeiras trazem para a vida das crianças. No entanto, se elas já garantem o desenvolvimento dos pequenos, os brinquedos são os responsáveis por reforçar esse fator. 

Com a inserção dos brinquedos desde os primeiros meses de vida, por exemplo, as crianças aprendem a usar as mãos para segurar os objetos, e conforme os anos vão passando, ajudam a enriquecer outras habilidades. 

Hoje, no mercado, é possível encontrar muitos brinquedos, com as mais diversas funcionalidades. Há brinquedos que falam, outros que tocam música, e até mesmo que ensinam o alfabeto. São tantas opções, que nem sempre a escolha é feita com o objetivo de diversão e educar. Por isso, o importante não é se o brinquedo é o melhor – o mais caro – mas sim, como ele vai colaborar para o crescimento da criança. 

3 diferenciais do papel dos brinquedos na educação infantil 


Descoberta de habilidades 

Assim como as brincadeiras, os brinquedos também auxiliam na descoberta de habilidades dos pequenos. Logo após o nascimento, os brinquedos são os primeiros objetos com que as crianças têm contato. Chocalho, lego, entre outros são ideais para ampliar as primeiras habilidades dos pequenos, desde o segurar um objeto, até a criatividade. 

Outras características que também são beneficiadas pelo papel dos brinquedos na educação infantil é o desenvolvimento motor e da linguagem. Um exemplo são os brinquedos musicais – ao ouvir o som das letras – os pequenos vão aprendendo a reproduzir as palavras. 

Ajudam na organização 

Os brinquedos não servem apenas para o entretenimento, eles ensinam também as crianças a serem organizadas. Como assim? Os brinquedos são sinônimo de educação, a partir do momento em que é possível ensinar para os pequenos, que depois de utilizados os objetos para diversão, é necessário que eles sejam guardados no seu lugar de origem. 

Com isso, as crianças aprendem desde pequenas que a organização é preciso para o bem-estar de todos, para o bom convívio com as outras pessoas e que o cuidado faz toda diferença para preservação dos brinquedos. 

Estimulam a criatividade 

As crianças já são criativas desde o nascimento, mas contar com objetos que estimulem esse aspecto é essencial para o futuro dos pequenos. Um dos papéis mais importantes dos brinquedos na educação infantil é o desenvolvimento da criatividade: joguinhos de quebra-cabeça e memória são alguns dos exemplos. Além de garantir a diversão, exercitam o raciocínio dos pequenos. 

O  playground também é importante na educação infantil 

Quer um espaço mais apropriado para o desenvolvimento das crianças do que o playground? Com seus escorregadores, balanços, casinhas e rampas o espaço reúne todos os brinquedos para a diversão e educação dos pequenos no mesmo ambiente. 

Nos playgrounds Brubrinq essas e outras características são encontradas, para oferecer o melhor para o crescimento das crianças. 

Gostou das dicas? Para ficar por dentro de todas as novidades da Brubrinq, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram. E saiba em primeira mão as informações.

RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades