18 jan

Para prefeituras: porque investir em um playground inclusivo?

O direito à cidade e o direito à infância são fundamentais para toda a criança, e investir em um playground inclusivo é sem dúvida a forma perfeita de unir ambos os aspectos em um local público que estimula o convívio social e desenvolvimento infantil dos pequenos.

Mas para além de uma ferramenta para contemplar os direitos fundamentais de toda a criança, investir em um playground inclusivo significa realizar um esforço em direção a solução de injustiças sociais, promovendo a equidade entre as crianças desde o princípio da sua formação social.

Mas mesmo com validade moral, educacional e pedagógica, muitos playgrounds ainda não estão devidamente equipados para promover a inclusão de crianças neuroatípicas e portadoras de deficiência, principalmente nos parques e playgrounds que recaem sob a tutela do poder público.

Nesse sentido, nós da Brubrinq visamos aqui apresentar para as prefeituras e ao público leitor as principais razões pelas quais investir em um playground inclusivo é uma necessidade pública legítima para as crianças brasileiras. Acompanhe conosco!

 

Boa leitura!

 

Playground inclusivo e acessível: há diferença?

 

Antes de falarmos sobre a importância de investir em playgrounds inclusivos, é importante que deixemos clara a diferença entre as noções de “inclusão” e “acessibilidade”, já que essas palavras possuem conotações diferentes e projetos de playgrounds igualmente distintos.

Por “acessibilidade”, entende-se que o design do parque é voltado para facilitar o acesso e o uso dos brinquedos por parte das crianças portadoras de deficiência, por exemplo. Há também a possibilidade de aumento da segurança dos pequenos, com a instalação de pisos emborrachados.

E essa adaptação já é lei desde 2012, quando o PL Nº 11.982/2009 foi sancionado e passou a exigir uma adaptação de, pelo menos, 5% de todos os equipamentos de playground para uso de todas as crianças.

Mas o problema está, de fato, na dimensão da construção, uma vez que esses playgrounds não são planejados em sua gênese para acomodar o divertimento, lazer e aprendizado de crianças com deficiência visual, auditiva, motora e neuroatípicas. 

E lembremos que crianças com algum tipo de deficiência representam 8,4% da população, cerca de 17 milhões de crianças, segundo dados de um levantamento do IBGE.

Em contrapartida, investir em um playground inclusivo significa financiar um projeto que abraça essas crianças desde o princípio, possibilitando a construção de uma área de lazer plenamente equipada e que incentiva o bom convívio, respeito e equidade entre as crianças.

 

A inclusão como o pilar da cidadania

 

A formação cidadã das crianças começa desde cedo, como muitos pais e mães podem confirmar. E a principal forma pela qual as prefeituras podem facilitar esse processo é através da montagem de áreas públicas de lazer que realizem a integração social de todas as crianças, sem discriminá-las ou limitar suas infâncias.

Ademais, recai sobre as prefeituras a responsabilidade legal de oferecer ambientes de lazer capazes de receber todos cidadãos, ao mesmo tempo que um playground inclusivo é capaz de estimular uma maior e mais saudável autoestima para os pequenos, já que eles sentem-se acolhidos pela sua própria cidade.

E por fim, temos o fator de desenvolvimento e segurança. Crianças com dificuldades motoras, por exemplo, podem ganhar um controle físico maior ao brincarem em parques e playgrounds inclusivos, uma vez que os próprios brinquedos possibilitam o seu lazer com a maior segurança possível.

A inclusão é um pilar fundamental de qualquer sociedade contemporânea, e deve ser realizada por cada um de nós e cobrada do poder público, principalmente quando falamos de crianças em situação de vulnerabilidade social.

 

E para contribuir nessa luta, nós da Brubrinq incluímos diversos brinquedos inclusivos no nosso catálogo de produtos, capazes de acomodar as mais diversas necessidades dos nossos pequenos. Quer saber mais sobre nossos produtos? Então não deixe de entrar em contato conosco e falar com um de nossos especialistas! Aguardamos ansiosos pelo seu contato!

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades