3 abr

Entenda a diferença entre playground acessível e playground inclusivo

Nunca se discutiu tanto a importância da integração entre crianças. Afinal, a Brubrinq já te contou como brincar é, independente da idade, uma atividade que só traz benefícios para os pequenos. Buscando fazer com que todas as crianças tenham o direito ao lazer, o playground acessível é um dos fatores que mais contribuem com um cenário de inclusão.

No entanto, é preciso diferenciar. Muitas pessoas acreditam que basta adicionar uma rampa a um parquinho para que ele seja ideal para crianças com deficiências ou dificuldades de locomoção. Porém, na maioria dos casos, isso não permite que elas participem e brinquem com o restante. E é aí que entram os parquinhos inclusivos.

Se você não sabe exatamente qual é a diferença entre um playground acessível e um playground inclusivo, o texto que a Brubrinq trouxe hoje foi feito para você! Nele, nós iremos te explicar as principais diferenças entre eles e como eles podem proporcionar melhores experiências a todos. Saiba mais!

Playground acessível

Como o próprio nome já sugere, o playground acessível é caracterizado por permitir e ainda facilitar o acesso de todos. Isso pode ser feito das mais diversas maneiras, indo desde a instalação de rampas de acessibilidade até a implementação de corrimãos e pisos de borracha.

Para se ter uma ideia da relevância destes ambientes, adaptações em playgrounds públicos e privados já é lei desde 2012. O Projeto de Lei n° 11.982/2009 diz que “os parques de diversões, públicos e privados, devem adaptar, no mínimo, 5% (cinco por cento) de cada brinquedo e equipamento e identificá-lo para possibilitar sua utilização por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, tanto quanto tecnicamente possível.”

A lei, contudo, ao exigir somente 5%, por vezes não garante espaços tão justos. Como a principal diferença está no quanto o parquinho ajuda as crianças a serem mais envolvidas em brincadeiras, a existência de parques inclusivos é de importância inestimável para crianças com dificuldades.

Playground inclusivo

Indo além quando comparado ao anterior, o playground inclusivo não só facilita o acesso, como também possibilita que todas as crianças brinquem e se divirtam juntas. Este parquinho é aquele que apresenta em seu espaço brinquedos adaptados para cadeirantes e em alturas menores que o convencional, por exemplo.

Você pode conferir um dos principais exemplos de brinquedo inclusivo na imagem abaixo. Trata-se de um balanço adaptado, o qual, pelo fato de ser composto por duas cadeiras (uma adaptada e outra não), viabiliza brincadeiras entre crianças deficientes e crianças sem as mesmas dificuldades.

Em conclusão, por mais que oferecer um parquinho acessível seja importantíssimo para que crianças com e sem deficiências possam frequentar os mesmos locais de diversão, ele não garante que a integração ocorra de fato. Para que isso aconteça, é preciso oferecer brinquedos os quais todos possam utilizar, independente de suas limitações.

É o caso do Balanço para Cadeirante da Brubrinq. Medindo 2,50m de comprimento e com sua rampa para subida de cadeira de rodas e assento para acompanhante, ele é perfeito para fazer com que um parquinho seja mais inclusivo.

Agora que você já sabe a diferença entre um playground acessível e um playground inclusivo, pode fazer sua parte na integração e desenvolvimento de todas as crianças! Gostou do texto de hoje? Para continuar nos acompanhando, siga a Brubrinq no Facebook e no Instagram!

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades