27 nov

O que você precisa saber sobre playground em condomínios

Os playground em condomínios estão ficando cada vez mais comuns. Os condomínios estão oferecendo mais opções de lazer para que os moradores possam se divertir sem sair de casa. Piscina, academia, playground infantil, espaço gourmet, brinquedos para playground… Quanto maior a área disponível, melhor para o convívio social.

O Playground Infantil é um espaço comum de recreação especialmente planejado para crianças e adolescentes, geralmente ao ar livre, com o objetivo de estimular a prática da atividade física e brincadeiras.  Mas é preciso ficar alerta, pois os pequenos são sempre mais vulneráveis a acidentes, já que além de peraltas, não têm consciência dos riscos que podem estar correndo.

Segurança no playground em condomínios

O ideal é que o condomínio tenha regras específicas quanto ao uso dos equipamentos. Especialistas advertem que a área do playground infantil deve ter tamanho suficiente para que os brinquedos sejam dispostos corretamente. A organização precisa ser planejada e levar em conta vários fatores, como a área de passagem mínima das crianças entre um e outro brinquedo, qual faixa etária é indicado e para reduzir o impacto em caso de quedas, o piso pode ser revestido com um material emborrachado.

Segurança e origem de procedência precisam ser levados em consideração. Os brinquedos devem ser fabricados com materiais adequados e ter certificação de órgãos de fiscalização, como o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), além de seguirem as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Brinquedos mal conservados, por exemplo, podem machucar as crianças. E a responsabilidade pela manutenção e cuidados com o playground em condomínios, é do síndico.

Se o seu condomínio não tem playground infantil, sugerimos que, antes de levar o tema para votação, o responsável (síndico) levante os orçamentos, isso também vale para reforma. Meça o espaço onde será instalado o playground, as medidas são fundamentais para fazer cotações. Quando for fazer os orçamentos, verifique se as empresas que produzem os equipamentos possuem certificado que atende às normas da ABNT, como é o caso da Brubrinq.

Por conta da durabilidade, os brinquedos mais procurados são os de plástico com estrutura metálica ou de madeira, que casa com projetos paisagísticos atuais. Exija sempre brinquedos confeccionados com materiais que não levam produtos tóxicos. Em condomínios novos, as construtoras são responsáveis pelos equipamentos por cinco anos.

Entre em contato com a Brubrinq e peça um orçamento sem compromisso. Nossos consultores vão orientar você para a melhor escolha, com projeto personalizado para implantar o Playground Infantil que se adeque à necessidade do seu condomínio. 

Agora que você conhece tudo sobre playground em condomínios, nos siga no Facebook e Instagram se você quer receber mais conteúdos como esse!

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades