20 jan

Como o playground evita o sedentarismo infantil?

O sedentarismo infantil está ficando cada vez mais comum hoje em dia. Quando pensamos sobre a infância e as brincadeiras de alguns anos atrás, notamos que o estilo de vida das crianças hoje é bem diferente, não é mesmo? Um dos principais motivos é a chegada da tecnologia e seus aparelhos eletrônicos. Celulares, tablets, computadores, video-game são alguns dos exemplos. Da mesma forma que eles ajudam a entreter os pequenos, por outro lado, causam o sedentarismo infantil. 

Afinal, seja para assistir um desenho animado, filme, ou até mesmo jogar, as crianças conseguem fazer tudo isso com os dispositivos na palma mão, sem a necessidade de se exercitar enquanto brincam, como no pular corda e brincar de amarelinha. A falta da prática de exercícios físicos, aliada a má alimentação são as causas para o sedentarismo infantil. 

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 45,9% da população brasileira é sedentária. No entanto, é possível driblar esse número, principalmente, durante a infância, tornando os adultos do futuro pessoas adeptas a prática de exercícios e esportes. Uma das maneiras de modificar esse dado é o uso do playground pelas crianças. 

O playground é o espaço apropriado para aliar diversão e saúde. Para explicar mais detalhes de como o playground evita o sedentarismo infantil, a Brubrinq preparou esse texto. Confira abaixo três benefícios do parquinho para a saúde dos pequenos. 

3 maneiras de evitar o sedentarismo infantil com uso do playground 


1. Prática de exercício físico 

Um dos principais motivos do playground evitar o sedentarismo infantil é a prática de exercício físico. O local conta com escorregadores, balanços, rampas, escadinhas, são diversos produtos que tornam a brincadeira das crianças – a realização de atividade física – sem perceber.  

Além disso, no parquinho, os pequenos se divertem de forma lúdica, com estímulos para o melhor desenvolvimento da parte motora e cerebral. Sem esquecer, é claro, da saúde estar sempre em dia, e as crianças apresentarem mais disposição para as outras atividades do dia. 

2. Impede problemas de saúde 

Assim como citado no primeiro tópico, brincando no playground as crianças conseguem impedir problemas graves de saúde que estão ligados ao sedentarismo infantil. O sedentarismo causa aumento do colesterol e o desenvolvimento de diabetes, obesidade, entre outros doenças. 

O desce e sobe de escadas, escorregadores no playground faz com que os pequenos percam calorias, reduzindo significativamente as chances de desenvolver qualquer uma dessas doenças. 

3. Ajudam as crianças a gastar energia 

Como sabemos, as crianças possuem muita energia e, por isso, ela precisa ser gasta de alguma maneira. As brincadeiras, em especial, ao ar livre, são as mais indicadas por especialistas para diminuir a agitação dos pequenos.

E, nesse caso, o playground se encaixa nas características, sendo um diferencial para evitar o sedentarismo infantil. O parquinho auxilia os pequenos a gastar energia, com a possibilidade de realizar diversas atividades num mesmo espaço. Gastando energia, além da melhor na saúde, as crianças ficam mais calmas. 

Agora que você já sabe como evitar o sedentarismo infantil com uso do playground, não pode deixar de conferir os playgrounds Brubrinq. Entre em contato conosco e saiba mais informações sobre os produtos.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades