Estamos enfrentando problemas com nosso WhatsApp. Se desejar falar conosco, envie seu contato aqui
1 set

Por que ter um playground inclusivo no condomínio?

A brincadeira faz parte da rotina de toda criança! A hora do recreio na escola e os fins de semana brincando com a família são os momentos mais esperados na vida de uma criança. Mas, nem todas têm a mesma facilidade para aproveitar a melhor época das nossas vidas.

E é por isso que um playground inclusivo no condomínio se torna muito necessário! Não somente neste local, mas como também em escolas e parques públicos.Para te mostrar a grande importância de ter um playground inclusivo no condomínio, a Brubrinq preparou este texto especialmente para isto.

Confira a seguir e boa leitura!

Playground inclusivo no condomínio

1. Lei da acessibilidade

Muitos não sabem, mas garantir a acessibilidade de todo espaço público, incluindo condomínios, é lei! O Decreto Federal 5.296/2004 regulamenta as seguintes leis:  10.048/2000 e 10.098/2000. Ambas dispõem sobre a necessidade de certos espaços, de terem acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Estes espaços incluem, além de condomínios, mobiliários, equipamentos urbanos, transportes, entre outros. Além de ser acessível, deve evitar quaisquer barreiras que limitem ou impeçam o uso desses locais. 

Aqui, é importante destacar a diferença entre acessibilidade e inclusão. No caso de playground, um inclusivo é aquele em que sua estrutura é feita para crianças com deficiência ou mobilidade reduzida. Brinquedos inclusivos são adaptados, enquanto os acessíveis somente facilitam o seu uso.

Portanto, um parquinho acessível garante somente o acesso a ele, e não necessariamente que todas as crianças poderão utilizá-lo da mesma maneira. Sendo assim, o ideal é que o parquinho seja acessível e os seus brinquedos inclusivos.

2. Diferencial

Apesar de ser uma lei, ter um playground inclusivo no condomínio, infelizmente, ainda não é uma realidade em diversos locais. Dessa forma, ele se torna um grande diferencial para seu condomínio.

Atualmente no país, cerca de 45 milhões de pessoas são portadoras de alguma deficiência, sendo 7,5% destas, crianças. Estes dados são do IBGE, e mostram a grande quantidade de crianças que necessitam de espaços inclusivos para a brincadeira.

E mesmo com grande necessidade de inclusão e acessibilidade, essa ainda não é uma realidade nos condomínios. Portanto, ter um playground inclusivo no condomínio, entre outros benefícios, é um diferencial que pode atrair moradores que estão em busca de um local adequado para morar.

3. Inclusão

E por último e mais importante, ter um playground inclusivo no condomínio promove a inclusão. O parquinho para todos, ensina diversas lições, tanto para os adultos quanto para as crianças.

No caso das crianças, que estão na sua fase de desenvolvimento, é importantíssimo aprender sobre a inclusão social o quanto antes. A integração entre as crianças permite a compreensão das diferenças e do respeito. 

E mais importante ainda para as crianças portadores de deficiências, que terão a possibilidade de se divertir de forma segura. Ter um playground inclusivo no condomínio é benéfico para todos.


A Brubrinq Playgrounds acredita que a diversão é para todos e estamos sempre trabalhando para melhorar o desenvolvimento das crianças! Gostou deste texto? Se sim, nos siga nas redes sociais, Facebook e Instagram, para não perder as nossas próximas novidades.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades